Caminhada reúne advogados e marca início das atividades da semana

A manhã de sol animou os advogados a participar da caminhada de abertura da 1.ª Semana da Saúde promovida pela Comissão da Mulher Advogada da OAB Paraná, no sábado (24), em Curitiba. Na concentração, na sede da Seccional, conselhos profissionais da área da saúde prestaram informações e serviços aos participantes. Uma sessão de aquecimento e alongamento preparou os advogado para a caminhada, desde a sede da OAB até o Parque São Lourenço e de volta à Seccional.
Segundo a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Sandra Lia Leda Bazzo Barwinski, as atividades programadas para toda a semana tiveram como ponto de partida uma pesquisa realizada entre os advogados neste ano. Ela diz que a consulta – que deve ter o resultado integral divulgado em breve – mostrou que os profissionais da advocacia mantêm uma rotina de vida e trabalho muito estressante e se preocupam pouco com a saúde. Por esse motivo, as atividades da semana estão voltadas à conscientização sobre a importância de se manter hábitos saudáveis na vida particular e no trabalho. A advogada Daniela Ballão Ernlund, uma das coordenadoras da semana, disse que a intenção é manter a Semana da Saúde no cronograma anual das atividades da OAB.
No saguão da sede da Seccional, os advogados puderam passar por avaliação postural e fazer a chamada “quick massage”, uma massagem de relaxamento oferecida por fisioterapeutas ligados ao Crefito (conselho regional). “É uma massagem boa demais”, disse a advogada Martha Pereira da Silva. Ela chegou recentemente de Maringá para morar em Curitiba e diz que aproveitou a caminhada da OAB como estímulo para iniciar uma atividade física regular. “Soube da semana da saúde por e-mail e resolvi aproveitar essa oportunidade.”
O banco de doadores de medula óssea do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná também está envolvido nas atividades da semana. Neste sábado, além de prestar informações sobre a doação, a equipe do banco estava aceitando cadastros de pessoas interessadas em fazer parte do Registro de Doares de Medula, um sistema nacional centralizado no Rio de Janeiro.
As atividades da 1.ª Semana da Saúde da OAB Paraná estão abertas a toda a comunidade à comunidade. Até a sexta-feira (30), estão previstas palestras sobre medicina preventiva, prevenção ao câncer ginecológico e uma discussão sobre Lesão por Esforço Repetitivo (LER). Durante todos os dias, profissionais dos Conselhos Regionais de Enfermagem, Educação Física, Odontologia, Psicologia, Nutrição, Fisioterapia e Associação Médica do Paraná prestarão orientações médicas nos prédios dos Fóruns Cível e Criminal, Justiça do Trabalho, Justiça Federal (das 13h às 17h) e na sede da OAB (das 14h às 20h).
“Nosso objetivo é conscientizar a população sobre a importância de cultivar hábitos saudáveis de vida”, diz Sandra Lia Leda Bazzo Barwinski, presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB Paraná. “Entre os advogados, vemos que muitos cuidam de processos, de clientes, mas não cuidam de si próprios. E investir em saúde é investir no futuro.”
Os interessados em participar das palestras devem fazer inscrição antecipadamente pelo site da Seccional. A programação completa do evento pode ser conferida na página www2.oabpr.org.br/eventos (clique aqui). Outras informações também estão disponíveis pelo telefone: (41) 3250-5829.