Caravana “Mais prerrogativas pelo Brasil” chega ao Paraná nos dias 17 e 18 de julho

O Paraná recebe nos dias 17 e 18 de julho a Caravana Nacional de Prerrogativas. O evento itinerante de defesa das garantias legais da advocacia capitaneado pelo Conselho Federal será realizado nas cidades de Curitiba e Ponta Grossa, com as presenças do Procurador Nacional de Prerrogativas, Ricardo Breier, e de representantes da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia da OAB Nacional e do Sistema de Prerrogativas da OAB Paraná.

Com o slogan “Mais Prerrogativas pelo Brasil”, a Caravana das Prerrogativas 2023 atende diretamente duas das principais bandeiras da OAB. Além da luta pela garantia dos direitos e da livre atuação da advocacia, cada escala da iniciativa pelo país prioriza a interiorização da entidade.

Defesa intransigente

A defesa intransigente das prerrogativas profissionais da advocacia é uma das principais pautas de atuação da OAB Paraná. A Escola de Prerrogativas tem participado de cursos de formação de juízes, policiais e servidores das diferentes esferas da administração pública.

A Diretoria da Seccional vem atuando de maneira intensa para combater e prevenir o golpe do falso advogado, que já atingiu diversos escritórios de advocacia no Paraná. Além do canal de denúncias aberto para auxiliar os advogados e os jurisdicionados, a OAB Paraná também está buscando apoio do Conselho Federal da OAB e de diversas instituições no combate à fraude e nas campanhas de alerta à advocacia e à população.

A Diretoria de Prerrogativas acompanha, também, caso com fortes indícios de abuso em operação de busca e apreensão realizada pela Polícia Civil em diversos escritórios de advocacia em Curitiba, onde alguns dos advogados sequer atuavam nas causas apontadas pela polícia. Após a operação açodada, os advogados deixaram de ser alvos de investigação e foram convertidos em testemunhas, tendo seus pertences devolvidos no dia seguinte à apreensão, alguns ainda lacrados, evidenciando a desnecessidade da ação.