Cascavel, Foz do Iguaçu e Ponta Grossa vão receber o Cejuscon

Depois de Londrina e Maringá, primeiras cidades do Estado a receberem um Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscon), no último dia 31, agora é a vez dos municípios de Cascavel e Foz do Iguaçu, na próxima quinta-feira (9), às 11h e às 16h, respectivamente, e Ponta Grossa, na sexta-feira (10), às 11h. As solenidades acontecem nas subseções da Justiça Federal de cada cidade. Estarão presentes o presidente do Tribunal Federal Regional da 4ª Região, Vilson Darós; o coordenador do Sistema de Conciliação da 4ª Região, Álvaro Junqueira; o diretor do foro da Seção Judiciária do Paraná, Danilo Pereira Júnior; a coordenadora da Central de Conciliações no Paraná, Anne Karina Stipp Amador Costa; e outras autoridades do judiciário. 

 O Cejuscon trabalha na solução de conflitos pré-processuais, conflitos processuais e atendimento e orientação à cidadania. Compete aos centros solucionar casos passíveis de acordo através de mutirões de conciliação. A medida busca a finalização pacífica dos processos, satisfazendo as partes e economizando tempo e dinheiro.

Podem atuar como conciliadores e mediadores voluntários profissionais de diversas áreas. Magistrados, membros do MP, procuradores do Estado e integrantes de qualquer carreira jurídica. Advogados, estagiários, psicólogos, assistentes sociais e demais profissionais universitários devem ter conhecimento sobre a área ou participar de cursos preparatórios. Os voluntários atuarão sob orientação dos Magistrados coordenadores e outros juízes envolvidos. 

Fonte: Assessoria de Imprensa do TRF4

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *