Cinema abre Ciclo de Debates de Arte Paranaense promovido pela Comissão de Assuntos Culturais

A Comissão de Assuntos Culturais da OAB Paraná, presidida pela advogada Carmem Iris Parellada Nicolodi, abre no no dia 24 de julho o Ciclo de Debates de Arte Paranaense. Cinema é o tema escolhido para o primeiro evento, a ser realizado no Cine Passeio (Rua Riachuelo, 410), sob  do jornalista e crítico Marden Machado.

“A comissão inicia o ciclo de debates sobre arte paranaense com uma conversa com os premiados diretores Paulo Biscaia Filho e Rubens Genaro, moderada pelo Marden Machado, lá no Cine Passeio. Dessa forma, agregamos também a divulgação dos espaços culturais da nossa cidade. O objetivo é destacar entre os advogados a força da nossa produção cultural”, afirma Carmem. “Ao longo do ciclo, tentaremos abordar todas as manifestações artísticas; assim estimularemos e valorizaremos nossos artistas”, anuncia.

“Os dois cineastas são referências do audiovisual paranaense. Recebê-los no Cine Passeio é destacar a importância do uso de espaços adequados para esse tipo de debate. O Cine Passeio resgata o conceito de cinema de rua, uma antiga tradição. É um modelo único no país, sem paralelo em qualquer outra capital brasileira”, pontua Marden Machado.

Histórico

Biscaia Filho é fundador e integrante da Vigor Mortis, companhia de cinema, teatro e quadrinhos, sediada em Curitiba . Da Vigor Mortis saíram os filmes “Morgue Story – Sangue, Baiacu & Quadrinhos” (2008) e “Nervo Craniano Zero” (2011), dirigidos por Biscaia Filho e oriundos de peças teatrais. Sua mais recente produção é o filme “Virgens Acorrentadas”, de 2017.

Rubens Genaro dirige e produz filmes pela Laz Audiovisual. A empresa curitibana está por trás de filmes como “Oriundi”, estrelado por Anthony Quinn em 2000. Também saíram da Laz “Cafundó” (2005) e “Anita e Garibaldi” (2013). Sua mais recente produção é o longa-metragem “Águas Selvagens”, uma coprodução entre Brasil e Argentina. Alguns das cenas foram gravadas na sede da OAB Paraná.