Colégio de Presidentes da OAB aprova Regimento da Corregedoria-Geral

O Colégio de Presidentes de Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil aprovou na sexta-feira (24), por aclamação, a versão final do Regimento Interno da Corregedoria-Geral do Processo Disciplinar (CGD), apresentado pela secretária-geral adjunta do Conselho Federal da OAB, Márcia Machado Melaré,  que é também presidente da Segunda Câmara da entidade e responsável pelo julgamento dos recursos envolvendo questões ético-disciplinares.  O presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, que conduz a reunião do Colégio, informou que o regimento será agora levado à apreciação da próxima reunião do Pleno da entidade, marcada para dias 18 e 19 de outubro.

O presidente nacional da OAB exortou as  27 Seccionais da entidade nos Estados e Distrito Federal a instalarem suas Corregedorias, nomeando seus corregedores-gerais  e disse que a CGD  vai trabalhar em estreita parceria com elas. “A CGD será supletiva às corregedorias seccionais”, destacou. Ele afirmou que, a partir da instalação dessas Corregedorias Seccionais,haverá um fortalecimento da entidade no zelo pela questões ético-disciplinares, que  serão examinadas e julgadas com mais presteza e agilidade, reduzindo o alto grau de prescrição existente hoje.

Fonte: Conselho Federal