Comitê Cidadania e Voto Consciente reativa disque-denúncias

O Comitê Cidadania e Voto Consciente, que reúne diversas instituições da sociedade civil do Paraná, reativou o núcleo de atendimento à população para receber denúncias de crimes eleitorais, como compra de votos e uso da máquina administrativa. O serviço funciona na sede da OAB Paraná, em Curitiba (Rua Brasilino Moura, 253 – Ahú), das 9h às 18h e o telefone é o (41) 3250-5748. As denúncias devem ser formalizadas com o preenchimento de um formulário que pode ser entregue na OAB Paraná ou enviado por e-mail (euvotobem@oabpr.org.br). Um grupo de advogados se reveza para analisar os formulários e encaminhar as denúncias aos órgãos competentes.
Criado nas eleições municipais de 2008, o comitê estabeleceu como missão conscientizar os cidadãos sobre o poder transformador do voto. Além de um serviço de denúncias, as instituições que participam da iniciativa mantêm um site com informações importantes para orientar os eleitores (www.euvotobem.com.br). Na página, também estão disponíveis arquivos de áudio que lembram a população sobre os prejuízos que a corrupção no poder público pode provocar e que pedem ao eleitor que vote com a razão. As duas versões das peças podem ser baixadas no site e usadas gratuitamente por emissoras de rádio. A campanha é assinada pela OAB Paraná e pela Associação das Emissoras de Rádio (Aerp) e tem o apoio do Comitê Cidadania e Voto Consciente. Para mais informações, clique aqui.

Confira quem faz parte do Comitê Cidadania e Voto Consciente:

Associação Comercial do Paraná
Associação dos Magistrados do Trabalho