Conheça melhor os conselheiros federais da OAB Paraná

Os conselheiros federais da OAB Paraná que tomaram posse nesta semana representam a advocacia paranaense em nível nacional. Com composição paritária pela primeira vez na história, a bancada paranaense é composta por Ana Cláudia Pirajá Bandeira, José Augusto Araújo de Noronha, Rodrigo Sánchez Rios, Artur Piancastelli, Graciela Marins e Silvana Niemczewski.

“Iniciamos um novo tempo, com novos conselheiros federais. Temos a representação inédita de uma mulher titular, com a doutora Ana Cláudia Pirajá Bandeira, que também representa o interior e todas as mulheres advogadas. Também temos a primeira representação negra no Conselho Federal, com a doutora Silvana Niemczewski. E todo nosso corpo de conselheiros é extremamente preparado e comprometido com advocacia”, destaca a presidente da OAB Paraná, Marilena Winter.

Conheça melhor os conselheiros federais da OAB Paraná:

Primeira mulher a assumir o posto de conselheira federal titular, Ana Cláudia Pirajá Bandeira também representa a advocacia do interior. Em sua trajetória já foi a primeira mulher a assumir a presidência da OAB Maringá, da qual esteve à frente no último triênio.

“Estou muito feliz por representar o nosso estado e a sociedade neste triênio. Para cumprirmos o que prometemos precisamos ter paridade, igualdade de gênero, cotas raciais, inovação. Esses temas serão levados para o Conselho Federal de forma muito democrática, com muito respeito, colocando a mulher como protagonista da história, fazendo a diferença na sociedade.”

Ana Cláudia Pirajá Bandeira

Diretor-tesoureiro do Conselho Federal no último triênio, José Augusto Araújo de Noronha também trabalhou pela OAB como presidente da seccional do Paraná no triênio 2016-2018. Ele foi ainda presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR).

“Deixei as funções de Diretor Tesoureiro do Conselho Federal e assumi a uma das cadeiras da nossa bancada federal para representar a OAB Paraná nesse próximo triênio. Há muita esperança de que as pautas da advocacia sejam as que dominarão as nossas atuações, debatendo os temas relevantes como prerrogativas, honorários advocatícios e mercado de trabalho. Muita motivação para colaborar com a nova gestão do Conselho Federal, capitaneada pelo advogado José Alberto Simonetti Cabral. Para mim é uma honra servir à advocacia em qualquer papel que me seja confiado.”

José Augusto Araújo de Noronha

Secretário-geral da OAB Paraná na última gestão, Rodrigo Sánchez Rios também esteve à frente da Câmara de Prerrogativas da seccional e integrou o conselho seccional no triênio 2016-2018.

“Nesta nova gestão, espero que a Ordem esteja voltada para as pautas da advocacia. Nós temos como postulados o respeito e a dignidade do advogado, a defesa intransigente das prerrogativas, a luta pelos honorários dignos e também um trabalho constante para impedir o aumento indiscriminado das faculdades de Direito. Estou muito otimista, estamos vivendo um outro momento. A Ordem tem uma postura radicalmente contrária ao negacionismo, apoiamos uma política pública de saúde a favor das vacinas e da sua aplicação efetiva para toda a população.”

Rodrigo Sánchez Rios

Dando continuidade à atuação na gestão anterior como conselheiro federal, Artur Piancastelli é mais um representante da advocacia do interior no CFOAB. Ele já presidiu a OAB Londrina e a Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR).

“Ser eleito para um cargo do sistema OAB é sempre motivo de orgulho, ainda mais para o Conselho Federal, que é o órgão máximo da advocacia brasileira. Estarei nesse segundo mandato na forte e respeitadíssima bancada do Paraná naquele colegiado. Inicio com boas expectativas a nova gestão, com muita disposição para bem representar a advocacia paranaense, na busca constante do fortalecimento da nossa classe e por melhores tempos para os advogados brasileiros.”

Artur Piancastelli

Com a experiência de já ter atuado como conselheira federal na gestão anterior, Graciela Marins tem ainda em sua jornada na Ordem o legado da atuação como coordenadora geral da Escola Superior da Advocacia (ESA).

“Com muita honra fui diplomada para mais uma gestão no Conselho Federal da OAB, integrando a bancada paranaense ao lado de colegas que muito admiro – Ana Cláudia Bandeira, José Augusto Noronha, Rodrigo Rios, Artur Piancasteli e Silvana Niemczewski. Já no primeiro dia de atuação fomos ao Superior Tribunal de Justiça para entregar ao ministro Humberto Martins memoriais sobre o julgamento que tem por objeto a questão dos honorários advocatícios. Essa assertividade, tenho certeza, dará a tônica das lutas que travaremos no triênio que começa.”

Graciela Marins

Primeira pessoa negra a representar a advocacia paranaense no Conselho Federal, Silvana Niemczewski também foi a primeira mulher negra a integrar a diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná, como secretária-geral adjunta. Ela foi ainda presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB Paraná.

“Tenho a alegria de ingressar no Conselho Federal da OAB neste momento em que vemos o efeito das cotas raciais e de gênero na composição das bancadas. Penso que essa visão mais plural enriquecerá os debates e fortalecerá ainda mais a nossa entidade em suas lutas históricas pelo respeito aos honorários advocatícios, pela promoção da justiça e, acima de tudo, pela observância das garantias constitucionais típicas do Estado Democrático de Direito.”

Silvana Niemczewski