Conselheira federal da OAB Paraná conduz debates sobre Lawfare de Gênero

A conselheira federal Silvana Cristina Oliveira Niemczewski esteve à frente dos trabalhos do painel Lawfare de Gênero na tarde da sexta-feira (15/3). Ela integrou a programação da  IV Conferência Nacional da Mulher Advogada ao lado da conselheira federal Daniela Campos Libório (OAB/SP) e da vice-presidente da OAB/CE, Christiane do Vale Leitão.

As palestras sobre o tema foram ministradas pela consultora Compliance de Gênero, Mayra Cotta; pela conselheira federal Mariana Iasmin Bezerra Soares (OAB/RN)  e pela secretária-geral do CFOAB,  Sayury Otoni.

As participantes falaram sobre a necessidade de se reconhecer a existência do machismo estrutural e estruturante, que impacta as relações sociais inclusive no direito. Elas também destacaram a importância de reconhecer a vulnerabilidade das mulheres no ambiente formal de trabalho.

Silvana destacou a presença da advogada Sandra Rangel na plateia e fez uma reflexão sobre o que une mulheres que aparentemente parecem diferentes. “Acreditamos em uma democracia, em uma país justo igualitário, queremos realizar nosso trabalho com equidade”, disse a conselheira federal paranaense, sintetizando o espírito do painel.