A trajetória do desembargador Telmo Cherem ganhou registro especial em um livro produzido pela OAB Paraná: “Da beca à toga – 35 anos”. A obra celebra as mais de três décadas de dedicação do magistrado à justiça paranaense, destacando um percurso iniciado na advocacia, especialmente após o ingresso na magistratura pelo quinto constitucional, em 1990.
Nascido em Tijucas (SC), em 27 de novembro de 1953, ele cursou Direito na Universidade Federal do Paraná, graduando-se em 1975. Lecionou Direito Civil na Faculdade de Direito de Curitiba (atual Unicuritiba) e na PUC-PR, onde exerceu também cargos de direção acadêmica. Advogou até 1990, quando foi nomeado juiz do extinto Tribunal de Alçada do Estado. Em 1995, foi promovido a desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná, onde atua até hoje como decano, integrando a Primeira Câmara Criminal e o Órgão Especial.
A obra em sua homenagem foi organizada pelo presidente da OAB Paraná, Luiz Fernando Pereira, e pela procuradora-geral da entidade, Marion Bach. Eles destacam que os textos reunidos convergem em referências à coragem, ao talento, à sensibilidade e à humanidade de Telmo Cherem:
“Entendemos que a homenagem não é apenas ao Telmo, mas à indicação de um perfil de magistrado que deve ser referência para nossas escolhas do quinto constitucional”, afirmam, registrando ainda gratidão por poder demonstrar, com a obra, “o quão especial é a marca que Telmo deixou e deixa, todos os dias, na justiça paranaense”.
Relatos cotidianos
Com contribuições de 37 grandes nomes da advocacia em 36 capítulos, a coletânea foge à escrita estritamente técnica. Os autores narram episódios cotidianos e memórias afetivas, compondo um retrato que, segundo os organizadores, mostra, à moda nelsonrodriguiana, “a vida como ela é”.
A obra foi apresentada ao homenageado na tarde de quinta-feira, 24 de julho, em um encontro surpresa realizado na sede do Tribunal de Justiça do Paraná, reunindo colegas e amigos.
Para os organizadores, mais do que celebrar um legado, “Da beca à toga” homenageia um perfil de magistrado que alia competência técnica, humanismo e compromisso com a advocacia — qualidades que, para a OAB Paraná, devem sempre guiar a escolha de representantes da classe no quinto constitucional.
Confira a íntegra de um dos textos escritos em homenagem ao desembargador: Uma homenagem ao Telmo Cherem: recordações de uma amizade duradoura












