Deputados federais apoiam criação de um TRF com sede no Paraná

A campanha defendida pelo presidente da OAB Paraná, José Lucio Glomb, para a criação de um Tribunal Regional Federal com sede no estado ganhou novos aliados. O presidente da Seccional pediu o apoio dos deputados federais Aldo Rebelo (PCdoB/SP) e de Valdyr Colatto (PMDB/SC) para a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional 544/02, que tramita na Câmara Federal e estabelece a criação de quatro novos TRFs no país, um deles em Curitiba. No ofício entregue aos parlamentares, Glomb explica a antiga reivindicação defendida pela sociedade paranaense em todas as áreas: jurídica, política, empresarial, trabalhista e social.

Para o deputado Aldo Rebelo, que esteve na sede da OAB Paraná para o lançamento do seu livro “Raposa Serra do Sol – o índio e a questão nacional”, nesta segunda-feira (29), a criação de uma Corte Federal no Paraná é uma necessidade do próprio estado e resultado da ampliação da demanda por Justiça. “Creio que isso se põe como uma reivindicação justa, contemporânea e que merece o mais amplo apoio, não apenas no estado, como em todo o Brasil. Já assumi o compromisso com a bancada paranaense e acho que temos condições de reunir apoio em outros estados para que esse objetivo seja alcançado”, disse o parlamentar.

O coro pela criação TRF no estado também recebeu apoio do deputado federal Valdyr Colatto, de Santa Catarina, região que será atendida pelo tribunal do Paraná caso a PEC seja aprovada. Colatto defendeu a descentralização do TRF de Porto Alegre, que hoje concentra os trabalhos dos três estados da região Sul. “O TRF de Porto Alegre absorve o trabalho dos três estados e não tem mais condições de suprir essa demanda. Isso só gera atraso, processos que não são despachados, decisões que não acontecem. A descentralização é muito importante para desafogar aquele tribunal”, afirma o deputado.

Além do presidente da OAB Paraná, José Lucio Glomb, e dos deputados Aldo Rebelo e Valdyr Colatto, estiveram presentes ainda no evento na Seccional o deputado federal pelo PMDB Rodrigo Rocha Loures e os ex-deputados Ricardo Gomide e Luciano Pizzatto. Conselheiros seccionais, advogados e autoridades da região também prestigiaram o lançamento do livro.

Legenda: Na foto, da esquerda à direita, os ex-deputados Ricardo Gomide e Luciano Pizzatto, o deputado pelo PCdoB Aldo Rebelo, o presidente OAB Paraná, José Lucio Glomb, e os deputados Valdyr Colatto (PMDB/SC) e Rodrigo Rocha Loures (PMDB/PR).