Dia da Cidadania da OAB Paraná aproxima comunidade e esclarece dúvidas

A OAB Paraná promove neste sábado (26) o Dia da Cidadania, evento que aproxima a seccional da comunidade ao tirar dúvidas sobre direitos e sobre acesso à Justiça. Mais de trezentos advogados voluntários participam do evento que, em Curitiba, ocorre na Praça Rui Barbosa, em frente à Rua da Cidadania. Na capital, as atividades serão realizadas das 9h às 17h. Subseções de outras 9 cidades também realizam a ação: Araucária, Assis Chateubriand, Campo Mourão, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Iporã, Pato Branco, Rio Negro e Umuarama. As subseções de Ponta Grossa, São José dos Pinhais e Santo Antônio da Platina optaram por adiar o Dia da Cidadania em função da greve dos caminhoneiros e de seus reflexos nos transportes.

“Com este evento, OAB Paraná cumpre seu papel de estar junto da sociedade. Vivemos um déficit de cidadania. Nós advogados, que lidamos com questões jurídicas diariamente, temos o dever de auxiliar as pessoas a conhecerem seus direitos e a exercerem a cidadania”, destacou o presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha.

A secretária-geral da OAB Paraná, Marilena Winter, comemora a adesão dos advogados à iniciativa. “Temos uma ótima participação dos profissionais da advocacia e o entusiasmo deles é grande!”, observou Marilena. Ela também ressaltou a participação do público que, mesmo com o frio, está comparecendo. “Mal abrimos e já temos um público significativo. As pessoas estão se aproximando. O evento está bem atraente. O dia promete”, disse as secretária- geral.

Um dos objetivos do evento é auxiliar o cidadão a compreender quais são seus direitos e como ter acesso a eles. A advogada Lorene Nicolau, membro da Comissão de Direito Previdenciário,  conta que logo no início do evento já houve bastante procura de pessoas interessadas em tirar dúvidas sobre aposentadoria e benefícios sociais. “Nós mostramos às pessoas o caminho do direito”, explica e acrescenta que o papel da comissão durante o evento é orientar as pessoas sobre qual é o enquadramento do benefício e encaminhar para a a defensoria pública ou juizado especial.

O garçom Carlos Ruiz estava passeando pelo Centro com a esposa, Elisângela, e o filho Gabriel, de quatro anos, quando viu a movimentação do Dia da Cidadania. Eles aproveitaram para tirar dúvidas sobre benefícios para o menino, que tem autismo. Ruiz não imaginava que encontraria esse tipo de informação ao sair para passear com a família na manhã fria de sábado. “Muito bacana. Consegui tirar minhas dúvidas”, disse.

O pintor Rafael Dico, de 51 anos, também aproveitou o evento para tirar dúvidas sobre direito do consumidor. Ele veio procurar ajuda da comissão da OAB que trata do assunto, pois teve problemas com uma empresa de telefonia.

Interessada em informações sobre adoção, a bancária Camilla Kiss procurou o estande da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. “Minha mãe ouviu a notícia de que a OAB estaria com este evento e me avisou. Vim aqui porque quero entrar com o pedido de guarda de uma criança. Consegui muitas informações. Foi bem esclarecedor”, afirmou.

O aposentado Nestor Potuk, de 80 anos, também soube dos serviços que estariam sendo ofertados durante o Dia da Cidadania. “Vim fazer o exame de glicemia (oferecido pela Caixa de Assistência dos Advogados), mas saí com informações sobre os direitos do idoso”, disse. Ele também visitou o estande da Comissão de Responsabilidade Civil, e foi informado sobre os direitos à indenização em casos de acidente de trânsito. “Nunca precisei pedir indenização, mas é bom saber”, destacou.

O Dia da Cidadania na Praça Rui Barbosa foi animado com atividades artísticas. Entre as atrações, houve apresentação do Coral da CAA-PR e de dança aeróbica do Cref9 (Conselho Regional de Educação Física).

O Paraná que Queremos

No estante especial dedicado ao movimento O Paraná que Queremos, que uniu a população paranaense em prol da ética e da transparência na política, os cidadãos que estiveram no Dia da Cidadania puderam contribuir com suas sugestões para novas políticas públicas e também apontar as deficiências do Estado. Segundo a secretária geral Marilena Winter, o objetivo da campanha é justamente dar espaço para as pessoas se manifestarem, além de despertar o espírito de coletividade.

“Trata-se de uma campanha extremamente exitosa da OAB Paraná em parceria com outras entidades da sociedade civil organizada, que tem como propósito despertar a população para  que reflita a respeito do que podemos fazer em conjunto para modificar aquilo que não está indo muito bem no país”, destacou Marilena Winter. A secretária geral da OAB recordou ainda algumas conquistas da campanha, como a Lei da Transparência e a economia de recursos para o Estado.