Digitalização: processos físicos de inscrição na OAB serão eliminados

A OAB Paraná publicou nesta segunda-feira (10) o Edital de Eliminação de Processo Físico de Inscrição na OAB. Os interessados em guardar os autos originais deverão retirá-los pessoalmente ou por intermédio de pessoa devidamente autorizada na sede da seccional. A entrega será realizada até o 15º dia útil subsequente à data de publicação do edital no site da OAB.

Num primeiro momento, serão eliminados os documentos físicos com inscrição na OAB/PR entre os números 35.500 a 77.490. “Estamos cumprindo um provimento do Conselho Federal que determina a digitalização de todos os processos e isso está sendo feito de uma forma gradual. Temos boa parcela dos processos de advogados ativos que já está digitalizada e conferida, e vamos eliminar os documentos físicos. Mas antes da eliminação, os advogados que eventualmente tenham interesse em conservar o documento físico poderão retirá-lo na OAB”, esclarece a secretária-geral Marilena Winter.

O diretor tesoureiro Fabiano Baracat frisa que a digitalização dos processos físicos é uma conquista, na medida em que resulta em agilidade, integridade, segurança no processo e, especialmente, economia aos cofres da seccional. “Somente com a contratação do arquivo físico terceirizado, já que inexistia mais espaço na sede, gastávamos aproximadamente R$ 12 mil por mês, tamanha era a quantidade de processos de inscrição, disciplina, tesouraria, etc.. Fora o custo inestimável do espaço do arquivo físico (aproximadamente 100 metros quadrados num imóvel de bom padrão e bem localizado) que ainda existia na sede e que agora será utilizado para outras finalidades. Isto é uma grande economia que será revertida mensalmente em novos serviços aos advogados paranaenses”, pontua.