Diretoria da OAB Guaíra é conduzida para novo triênio

O advogado Jean Carlos Neri tomou posse neste sábado (30/3) como presidente da OAB Guaíra, que reúne ainda advogados de Terra Roxa. Também assumiram solenemente os cargos para os quais foram eleitos em novembro a vice-presidente Lisiane de Campos; o secretário-geral Sidney Haruhiko Noda; o secretário-geral adjunto José Castilho Furtuna; e a tesoureira Dilce Barbosa do Nascimento.

A cerimônia conduzida pelo presidente da OAB Paraná, Cássio Telles, também contou com a presença da vice-presidente Marilena Winter; do tesoureiro Henrique Gaede; e do diretor de prerrogativas Alexandre Salomão, além de autoridades locais.

Confira a íntegra do discurso proferido pelo presidente da OAB Guaíra

“Advocacia forte é sociedade bem defendida” Cassio Lisandro Telles

Presidente Cássio, nesse momento quebro o protocolo do cerimonial, passando a um cumprimento muito especial, quero cumprimentar todos os advogados e advogadas da subseção de Guaíra e Terra Roxa, pois o motivo de estarmos aqui hoje e de trabalhar em prol da advocacia local e da advocacia paranaense, peço aos senhores e senhoras um calorosa salva de palmas a todos os advogados aqui presentes.

Advogado Cassio Lisandro Telles Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Estado do Paraná.

Saudando Presidente Cassio, estado as saudações a todos os membros desta mesa, e demais autoridades aqui presentes sejam ela civis e militares, meu muito obrigado a todos por estarem presente aqui nesta solenidade.

Os presidentes de subseções

Os Conselheiros Estaduais

Não poderia deixar também de agradecer a diretoria que deixa o cargo nas pessoas da Dr Najela, Dr. Giseli Dr. Nelcesoe Dr Luiz Claudio, meus mais sinceros agradecimentos pela convivência e trabalho que desempenharam em prol da Ordem.

Meus cumprimentos vão também a minha diretoria, nas pessoas da Dra Lisiane, Dra Dilce, Dr Sidinei e Dr. Castilho, quero dizer muito obrigado por acreditarem em nosso projeto, tenho certeza que juntos vamos alcançar as metas estabelecidas, por uma Ordem mais próxima de nossos colegas advogados e advogadas, por uma Ordem mais próxima da sociedade, muito obrigado por acreditarem que posso conduzir a Ordem por águas mansas e pacificas, mas essa condução dependerá da nossa união.

Não poderia deixar de mencionar meus mais sinceros agradecimentos as minhas colegas e colegas de escritório:

Maria Eduarda minha estagiária e filha

Alessandra minha sobrinha bacharel em direito

Dra Gislaine

Dra Jocelaine

Dra Gabriela

As Secretárias Cleicieli e Jessica.

Obrigado por me suportarem, obrigado por suprimir minha ausência quando dos trabalhos pela Ordem.

A nossa funcionária da Ordem a Carol, fica aqui o meu registrado de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em prol da advocacia guaierense e terraroxensse. Obrigado, Carol, em nome de todos os advogados e advogadas.

Advogadas e advogados, Senhora e Senhores:

Registro, inicialmente, que na minha trajetória de vida profissional ou pessoal não tinha como objetivo ocupar a presidência dessa subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, pois assumir a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Guaíra e Terra Roxa é ao mesmo tempo uma honra e um desafio.

Honra – por representar 210 advogados e advogadas das cidades de Terra Roxa e Guaíra.

Desafio – porque o papel da Ordem não é somente a defesa dos interesses dos advogados e advogadas é também um compromisso com a sociedade, pois a Ordem defende com eficácia os direitos da sociedade brasileira com a finalidade de preservar a democracia.

Contudo, tenho comigo que o homem não deve fugir aos desafios impostos.

O que me conforta, o que me acalenta a alma e me dá confiança na condução dos desígnios da OAB Subseção de Guaíra/Terra Roxa, é a certeza de que não estou só. Tenho ao meu lado, nessa caminhada, valorosos colegas de diretoria: Dra. Lisiane, Dr. Castilho, Dr. Sidney e Dra Dilce, bem como os presidentes das comissões Dr. Alexandre; Dr. Vanessa; Dr. José Augusto; Dr. Vanderlei. Dr. Edson.

Senhora e Senhores!

Imprescindível reafirmar os compromissos assumidos e que nos levaram a vitória no pleito eleitoral da OAB.

Estatutariamente, a Ordem possui uma missão institucional, de defesa da Constituição, das instituições, das leis, do estado democrático de direito, sem, no entanto, descuidar da classe que representa.

Sendo assim, nossa prioridade é o fortalecimento da advocacia, que se traduz no respeito às suas prerrogativas profissionais.

Fortalecer a advocacia é fortalecer a Justiça. Um depende do outro. No final, é a cidadania quem se beneficia desse elo.

Estou convicto de que, com humildade, determinação e, sobretudo, com o apoio dos colegas da diretoria e das comissões e todos os advogados e advogadas, conseguirei vencer esse desafio, respeitando as tradições de nossa entidade, pois a construção de uma sociedade justa e igualitária passa pela valorização da advocacia, a subseção de Guaíra/Terra Roxa precisa cumprir com sua função social e ficar mais próxima da sociedade.

O tamanho de nosso desafio é o mesmo do desprestígio que nossa profissão tem vivenciado nos últimos tempos. Onde a autoridade constituída, desconhecendo a importância histórica e o papel constitucional do advogado para realização da justiça, por muitas vezes atribui ao advogado e advogada ser comparsa do ilícito imputado ao seu cliente. Temos que clamar pelo tratamento condigno aos advogados e advogadas, não é mais nada do que reivindicar o cumprimento da lei, já que nossa profissão, além de ser a única disposta na Constituição Federal, é regulada por Lei Federal, devendo o Estado ser o primeiro a cumpri-la.

Por uma justiça que deve ser entendida como aquela realizada de modo transparente, célere e efetiva. Por uma luta constante na defesa das prerrogativas profissionais, e consequentemente, na valorização profissional.

Por uma Ordem sempre atenta e vigilante na defesa do cidadão e do Estado Democrático de Direito.

Para que eu possa realizar e conduzir a OAB por este projeto que a diretoria almeja, vou precisar das 5 pessoas mais importantes em minha vida:

Concluo meu discurso nas palavras de Claudio Lamachia:

“Nosso partido sempre foi o Brasil,

Nossa ideologia sempre será a Constituição Federal!

E que Deus nos ilumine a todos!

Muito obrigado!