Diretoria da OAB Paraná prestigia posse do novo presidente da Apajufe

O presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha, prestigiou na noite desta sexta-feira (23) a sessão solene de posse da nova diretoria da Associação Paranaense dos Juízes Federais (Apajufe). Ao saudar o novo presidente da Apajufe para o biênio 2018/2019, juiz federal Fabrício Bittencourt da Cruz, Noronha enalteceu a parceria entre as instituições, destacando dois momentos históricos: o movimento O Paraná que Queremos e a luta pela criação do Tribunal Regional Federal da 6ª Região.

“O Paraná que Queremos, surgido na sequência do escândalo denominado Diários Secretos, que envolvia desvios no âmbito da Assembleia Legislativa do Paraná, ganhou as ruas, galvanizou a opinião pública e gerou inclusive a aprovação da Lei da Ficha Limpa, projeto também encabeçado pela OAB Paraná com o irrestrito apoio da Apajufe”, ressaltou.

“Outro momento de suma importância deu-se na luta pela criação do TRF6 coroada com a promulgação da Emenda Constitucional nº 73, de 2013, autorizando a instalação de novos tribunais federais, entre os quais, o de nosso objetivo. Injustificadamente, a concretização daquele sonho foi sobrestada por liminar concedida pelo então presidente do Supremo Tribunal Federal em Ação Direita de Inconstitucionalidade promovida pela Associação Nacional dos Procuradores Federais (ANPAF), suspendendo os efeitos da Emenda Constitucional”, afirmou Noronha, interrompido por aplausos.

O presidente da Seccional enalteceu a experiência do magistrado federal Fabrício Bittencourt, frisando que juntamente com o vice-presidente empossado da Apajufe Friedmann Wendpapp, conduzirão a entidade nos movimentos que beneficiam a distribuição plena da Justiça em nome da cidadania. “O Dr. Fabrício traz um currículo invejável, em que desponta seu protagonismo como Magistrado Instrutor no Supremo Tribunal Federal e como Secretário-geral do Conselho Nacional de Justiça”, destacou.

“A advocacia e a magistratura são interdependentes, com o que a sociedade espera que estejamos sempre a favor do bem comum. A OAB Paraná coloca-se à disposição para que juntos sigamos travando o bom combate que temos travado lado a lado”, concluiu Noronha.