Diretoria da OAB São José dos Pinhais toma posse

A OAB São José dos Pinhais realizou nesta terça-feira (24/5) a posse solene da diretoria que estará à frente no triênio 2022-2024. Foram empossados os advogados Fabiano da Rosa na presidência da subseção, Luciane Sobral na vice-presidência, Fernanda Santos da Silva na secretaria-geral, Wilder Bueno Pinheiro na secretaria-geral adjunta e Claudio Soccoloski na tesouraria.

O vice-presidente da OAB Paraná, Fernando Deneka, conduziu a cerimônia, dando posse aos novos diretores da subseção. “Doutor Fabiano agora segue nessa missão com a vantagem de poder contar com larga experiência, pois atua como voluntário no sistema OAB há quase duas décadas. Começou em 2004, como membro da Comissão de Assuntos Culturais e Propriedade Intelectual e como membro da Comissão de Vítimas de Crime e Segurança Pública – ambas no âmbito da seccional da OAB. De 2007 a 2009 presidiu a Comissão de Vítimas de Crime na subseção. Em seguida, por duas gestões sucessivas, presidiu, também na OAB São José dos Pinhais, a Comissão de Acompanhamento do Judiciário. É uma vivência que deixa claro o seu compromisso não apenas com a advocacia, mas com toda a sociedade”, destacou Deneka.

O novo presidente, Fabiano da Rosa, lembrou em seu discurso que São José dos Pinhais é a 5ª maior subseção do Paraná, com mais de 2.399 advogados inscritos, sendo a ampla maioria feminina. “Sabemos o tamanho dessa responsabilidade e agradecemos por meio de trabalho, realizado com prazer e alegria”, disse. Confira no box a íntegra do discurso.

Também participaram da cerimônia em São José dos Pinhais o conselheiro federal José Augusto Araújo de Noronha e os conselheiros estaduais Emerson Fukushima e Mauro Bordin.

DISCURSO DE POSSE – PRESIDENTE FABIANO DA ROSA

“A maior virtude do orador é a brevidade” (frase atribuída a Cyrano de Bergerac)

Para aqueles que conhecem um pouco da nossa história, falar nesta noite na qualidade e na responsabilidade de Presidente da OAB, Subseção de São José dos Pinhais, é um sonho que se realiza.

E começo por reiterar de forma respeitosa os cumprimentos realizados por nosso Cerimonial a todas as Autoridades Civis e Militares já nominadas. Peço licença contudo para fazer ainda alguns cumprimentos.

À minha família aqui presente. Muito obrigado mãe Janete, pai Francisco. Nani, Gabi e Milena. Obrigado por vocês existirem. Amo vocês. Agradeço também aos familiares e amigos dos colegas de gestão aqui presentes.

Muito obrigado ao Presidente Vereador Abílio Alves, o qual gentilmente cedeu o prédio da Casa de Leis à OAB Subseção nesta noite. Ao cumprimentá-lo cumprimentamos os nobres Vereadores desta Casa presentes à solenidade.

Abraço fraterno aos colegas das Subseções de Paranaguá (Presidente Zeca) de Araucária (Presidente Claudiana), da Lapa (Vice-Presidente Flavio) e a todos aqueles que vieram de longe.

Agradecemos às autoridades máximas do Executivo dos Municípios que compõem a Subseção, nossas Prefeitas e Prefeitos, e aos procuradores-gerais que os acompanham. A presença honrosa de Vossas Excelências é uma evidência de respeito e valorização à Advocacia, pública e privada.

Não poderia deixar de agradecer de modo muito especial à nossa Diretoria, Conselho, Delegada da CAA, Coordenadora ESA. Boa gente, tecnicamente impecáveis, não medem esforços para trabalhar em favor da OAB SJP nesse trabalho a várias mãos que assumimos. Gratidão a nossas colaboradoras da OAB, vocês são a extensão do time e vocês sabem disso.
Gratidão aos Coordenadores das Comissões, os quais têm feito trabalho excepcional com nossas quase 30 Comissões e aproximadamente 400 Advogados envolvidos.

Cumprimento - de forma muito respeitosa - todos os Presidentes de Comissões aqui presentes, vocês são a força que dá suporte à OAB São José dos Pinhais, e é de vocês que estão vindo e devem continuar a vir as melhores iniciativas em favor de nossa causa comum.

Cumprimento nossas excelentes Conselheiras Estaduais oriundas de SJP, Dras. Nara, Patrícia, Lopes, e também Dr. Fukushima, Conselheiro referência, ao cumprimentá-los cumprimento a todos os Conselheiros Estaduais que nos honram com suas presenças.

Honra enorme recebê-lo Dr. José Augusto Araújo de Noronha, que vem à nossa cidade com regularidade, no mínimo para decolar à Brasília e servir em nosso Conselho Federal via Aeroporto que, sempre é bom lembrar, é de São José dos Pinhais.

Dr. Fernando Deneka, nosso Vice-Presidente, representante máximo de nossa Seccional nessa ocasião, é um orgulho tê-lo em terras são-joseenses, o Dr. desde o início, juntamente com a estimada Presidente Dra. Marilena e sua competente Diretoria, tem nos atendido com rapidez e grande boa vontade. Conte com nossa lealdade e com nosso melhor empenho em favor das boas causas da OAB Paraná.

Por último, mas não menos importante, cumprimento de forma especial nossos Advogados e Advogadas aqui presentes, e seus familiares e amigos, cuja presença neste plenário lotado (e sua audiência via live) enche nosso coração de alegria. Sei o nome da grande maioria de vocês, tive a honra de ser professor de muitos, e o nosso encontro ou reencontro é algo que passa a fazer parte da nossa história.

Re-unir a Classe é Preciso. Juntos Somos Mais Fortes.

No dia 26 de novembro de 2021 recebemos, por meio do voto direto dos advogados e advogadas da Subseção, por consistente maioria, a incumbência de estarmos à frente de uma nova administração, uma administração renovada. Confiaram em nosso propósito de “Recolocar o Advogado no Coração da Ordem, a Ordem no Coração da Sociedade.”

E essa confiança não foi apenas na minha pessoa, mas em um Grupo de líderes que tenho a satisfação de nesse momento ombrear e liderar, e que plantou uma semente pouco mais de seis anos atrás, em nossa primeira eleição.

Essa semente germinou e hoje gerenciamos a 5ª maior Subseção do Estado num total de 49, com mais de 2.300 advogados inscritos. Curiosidade, uma Subseção com ampla maioria feminina. Sabemos o tamanho dessa responsabilidade e agradecemos por meio de trabalho, realizado com prazer e alegria.

A Advocacia pós-pandemia não é a mesma, nem a Ordem poderá ser a mesma.

A Subseção, e sua Advocacia, precisa de destacada atenção, desde a acolhida dos advogados até o investimento nas estruturas colocadas à disposição destes.

No aspecto da acolhida, nossa Sede precisa ser mais democratizada. Sonhamos inclusive com nova Sede. E se isto for impossível, no mínimo precisaremos reformar, ampliar e modernizar a Sede, e pedimos ajuda da Seccional para fazer isto ainda nesta gestão 2022-24.

Nossa Sede não tem acessibilidade. Temos advogados com deficiência (advogados cegos, advogados com dificuldade de locomoção) que sofrem e reclamam, com razão, disto.

Precisamos pensar na Jovem Advocacia, Dra. Fernanda Valério! Dr. Nicolas! inclusive com disponibilização de coworking.

Há um centro de convivência que será construído na nossa antiga Associação da Família Judiciária. Temos certeza de que se está trabalhando num belo projeto para servir advogados e familiares. Pretendemos ser ouvidos – via nossa Delegada Ana Paula – nessa Construção. Seremos uma das principais Subseções a utilizá-lo e auxiliaremos a gerenciá-lo, conforme combinamos.

Sempre será preciso lutar para que sejam respeitadas as prerrogativas dos Advogados. Estamos buscando fazer isto de forma preventiva, respeitando e se fazendo respeitar. Ao lado do trabalho preventivo é claro que serão necessárias intervenções pontuais em favor da defesa das prerrogativas, onde contamos com a voluntariedade de guerreiros e guerreiras que temos em nosso time, aos quais agrademos de público.

Precisamos investir na valorização do advogado, que passa pelo aprimoramento continuado, pelo apoio à cobrança regular das consultas, pela dignidade de seus honorários, entre outros. É preciso referir ainda, que temos algumas Varas congestionadas há anos, talvez décadas, submetendo os magistrados e servidores a rotinas muito pesadas, refletindo na prestação jurisdicional com prejuízos à advocacia e à sociedade. A OAB Subseção atuará para auxiliar a melhorar esse panorama.

Sozinhos não vamos longe. Por isso peço a ajuda de todos os Advogados das Sete Cidades que Compõem a Subseção para que, via Comissões ou diretamente, tragam ideias, provocações ou nos informem de que forma vocês podem ou querem auxiliar a OAB e por meio dela a sociedade em que vivemos. As portas estão abertas para todos e todas.

A lista de expectativas é longa, e nada mais temos a oferecer (conforme certa vez disse Churchill) senão sangue, trabalho, suor e lágrimas. Temos certeza de que nossa gestão será a melhor da história da Subseção, e que deve perder apenas para a próxima que nos sucederá.

Com a Força da Advocacia, recolocaremos o Advogado no Coração da Ordem, a Ordem no Coração da Sociedade. Muito obrigado!