Doações de livros dão início ao acervo da Biblioteca da OAB Paraná

A doação de livros por parte de conselheiros e sociedades de advogados está contribuindo para formação do acervo da Biblioteca dos Advogados da OAB Paraná, que será inaugurada dentro de 30 dias, na sede da Seccional, em Curitiba. O acervo está sendo organizado pela Comissão da Biblioteca do Advogado da OAB Paraná, composta pelos advogados Cláudia B. de Pinho Tavares Montanha Teixeira, Juliana de Andrade Colle, Maria de Lourdes Viegas Georg e Oksandro Osdival Gonçalves, com apoio da bibliotecária Andréia Sousa da Silva. A Comissão elaborou uma seleção de títulos atualizados, nas diferentes áreas do conhecimento jurídico, com mais de 200 sugestões para doação.

As primeiras doações foram feitas pelos conselheiros João Ricardo Cunha de Almeida e Rogéria Dotti, que juntos doaram mais de 100 títulos de obras atualizadas das diversas áreas do Direito (foto). “A doação foi um ato de grandeza dos advogados, feita com o dinheiro recebido por eles pela participação na banca do concurso para a magistratura do Tribunal Regional Federal  da 4ª Região”, comentou o presidente da Seccional, Alberto de Paula Machado. Na quarta-feira (19), o escritório Vanzin Penteado doou mais 22 títulos, muitos sobre diferentes aspectos do Direito Ambiental.  Outros advogados fizeram suas doações, como o ex-presidente da OAB Paraná, Alfredo de Assis Gonçalves Neto. Editoras da área jurídica também têm colaborado com o projeto, como a Editora Revista dos Tribunais, que cedeu 25 títulos no mês de julho e no início deste mês de agosto, e a Editora Verbo Jurídico, que doou seis exemplares da sua Linha de Códigos.

O acervo já soma 200 livros e 170 periódicos jurídicos. Entre os títulos, os advogados vão encontrar obras como: Violência Doméstica: análise artigo por artigo da Lei Maria da Penha, n. 11.340-06 de Stela Valéria Soares de Farias Cavalcanti; Recurso Especial, Recurso Extraordinário e Ação Rescisória de Teresa Arruda Alvim Wambier; Processo Coletivo: tutela de Direitos Coletivos e Tutela Coletiva de Direitos de Teori Albino Zavazcki; Processo Civil Moderno: execução – vol.3 de José Miguel Medina; A Luta pela Efetividade da Jurisdição de César Asfor Rocha e A Propriedade no Direito Ambiental de Guilherme José Purvin Figueiredo, entre outros.

A Biblioteca dos Advogados também oferece acesso à internet e a possibilidade de impressão de documentos, serviços que já estão funcionando das 9h às 18 horas. Após a inauguração, todo o acervo estará disponível para consulta no local. Os advogados interessados em fazer doações podem consultar a lista de sugestões elaborada pela Comissão na Biblioteca.