Empossada a nova diretoria da OAB Ponta Grossa

O advogado Jorge Sebastião Filho  foi solenemente empossado no cargo de presidente da OAB Ponta Grossa na noite da quinta-feira (30), ao lado da vice-presidente Adriana de Fátima Pilatti Ferreira Campagnoli, do secretário-geral Kleber Cazzaro, da secretária-geral adjunta Isabel Aparecida Holm e do tesoureiro Peter Emanuel Pinto. A sessão solene contou com a presença da presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, do vice-presidente, Fernando Deneka, e da diretora de Prerrogativas, Marion Bach. A data foi marcada também por uma sessão de compromisso coletivo de novos advogados que antecedeu a cerimônia de posse.

“De lutas e vitórias é feita a história da nossa instituição. Esta subseção, criada em setembro de 1976, teve sua história relembrada pelo pioneiro Antônio Pilatti no livro “Da poeira & lama à nuvem”, lançado no ano passado pelo jornalista Ernani Buchmann, no bojo das celebrações dos 90 anos da OAB Paraná”, disse Marilena. “Sempre atento ao tempo presente, Dr. Pilatti fez questão de frisar que vê a era digital como aliada da advocacia, especialmente por ter trazido celeridade processual”, prosseguiu.

“A inovação, como bem notou o Dr. Pilatti, é agora uma constante. E para estarmos sempre prontos, não podemos nos descurar da nossa formação permanente. Contamos para isso com os cursos e programas da ESA, hoje disponíveis para interessados de todo o Brasil e mesmo do exterior. Com a plataforma on-line consolidada no último triênio a escola alcançou 120 mil alunos e rompeu em definitivo qualquer barreira geográfica. Também na defesa das prerrogativas e na luta por justiça a classe conta com o papel proativo da nossa seccional”, destacou a presidente da seccional.

Marilena enalteceu  o diálogo da OAB com outras instituições, postura que tem gerado resultados positivos para a advocacia, como o anúncio da contratação de 349 técnicos judiciários para o primeiro grau de jurisdição.  “Acreditando sempre nessa via do diálogo, constituímos em abril o Observatório do Judiciário, que sob a coordenação do conselheiro seccional Emerson Fukushima acompanhará as demandas por melhoria no Judiciário postuladas pela advocacia em todo o Paraná. Para o nosso compromisso de servir a sociedade, contamos com quase 70 comissões nas quais atuam voluntariamente hoje nada menos que 6.800 advogados”, afirmou.

Continuidade

Parafraseando o ex-presidente Roberto Busato, Jorge Sebastião Filho lembrou que “a OAB  é uma obra inacabada e cada presidente que por ela passa assenta um novo tijolo, pavimentando o caminho para o próximo que virá”. “Foi com esse espírito de dar continuidade a essa obra inacabada que formamos nossa diretoria e conselho que hoje tomam posse”, disse.

O advogado abordou a OAB sob uma perspectiva histórica, enaltecendo pontos do passado, do presente e do futuro.  “O futuro é marcado por um momento de ruptura e avanços. Peço licença à presidente Marilena para citá-la como símbolo dessa ruptura e avanço. No ano em que a OAB PR completa 90 anos, o que era impossível se tornou provável, e o que era provável se tornou realidade. Eis que uma mulher assume a presidência do conselho estadual simbolizando sim a ruptura de paradigmas”, pontuou.

“No terreno da democracia não há mais espaço para distinção de gênero, de raça, de cor. No terreno da democracia há espaço para o trabalho, o  comprometimento, competência e dedicação. Passamos também pela ruptura de modelo, estamos vivendo a advocacia de transição. Transição do modelo físico para o virtual e remoto, o que faz da advocacia um novo desafio. O advogado precisa ser mais dinâmico, independente e proativo. Precisa estabelecer novas conexões. É necessário estar atento às novas tecnologias que permitem o livre exercício da profissão, onde quer que o advogado esteja. É neste sentido que a OAB vem trabalhando”, afirmou.

Confira a íntegra do discurso aqui.