Exposição “Outubro Rosa: uma causa legal” alerta sobre a importância da prevenção

Com depoimentos de superação, esperança e mudança de vida a Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná abriu na terça-feira (10) a exposição “Outubro Rosa: Uma causa legal” no Edifício Maringá, em Curitiba. A mostra é uma das ações da campanha Prevenção: Palavra de Ordem , engajada na campanha mundial de prevenção e combate ao câncer de mama Outubro Rosa, organizada pela diretora da Caixa dos Advogados Iolanda Gomes. A mostra apresenta fotos e depoimentos de cinco advogadas paranaenses que enfrentaram o câncer de mama: Daniela Banzzatto, Edula Wille Posniak, Karla Osinski Ferreira, Rose Mary Bastos Iacomini e Sibele Gurski.

A abertura da exposição contou com a presença da vice-presidente da CAA/PR, Daniela Ballão Ernlund ; da secretária-geral da Caixa Márcia Helena Bader Maluf Heisler; da secretária-geral da OAB Paraná, Marilena Winter; da ouvidora-geral da Seccional Maria Helena Kuss; da presidente da Comissão da Mulher Advogada (CMA) da Ordem, Luciana Sbrissia e Silva; da advogada Edivana Venturin, membro da Comissão de Esportes da OAB Paraná e coordenadora do Vôlei Legal; da presidente da Comissão do Direito do Idoso, Rosangela Maria Lucinda; da presidente e vice-presidente da Associação das Amigas da Mama, Gladys Haluch e Heliana Maia entre outras. O Coral da CAA e OAB Paraná fez uma participação na abertura e no encerramento da mostra que pode ser visitada no 4º andar do Edifício Maringá durante o mês de outubro(Rua Cândido Lopes, 146).

“Este ano, para realização da campanha Outubro Rosa, uma tradição dentro da Ordem abraçada pela Caixa dos Advogados, inauguramos a exposição dessas mulheres que superaram a doença porque diagnosticaram de maneira precoce, o que lhes deu sobrevida e esperança de produzir mais, trabalhar mais, viver mais. Juntando isso com o dado alarmante de que a mulher advogada paranaense não faz seus exames, sequer procura seu médico anualmente para consulta de rotina, estamos investindo na prevenção e fazendo um alerta para que as mulheres advogadas façam os exames preventivos, procurem os serviços que a Caixa de Assistência oferece e previnam-se”, alertou a vice-presidente.

Ainda na abertura da exposição Daniela Ballão Ernlund destacou as atividades esportivas e de bem-estar oferecidas pela CAA/PR, como o vôlei, corrida e o coral. Durante este mês a CAA/PR abriu as aulas de pilates, yoga e de cardio dança a qualquer advogado ou advogada interessada, sem qualquer custo.“Queremos nossos advogados e advogadas praticando saúde”, afirmou Daniela Ballão.

Conforme informações repassadas por empresas da área de saúde parceiras da CAA/PR apenas 30% das mulheres paranaenses realizam consultas ginecológicas e fazem exames preventivos anualmente contra o câncer de mama e de colo de útero.Também é alarmante o dado de que há advogadas em estágio avançado da doença. O número é preocupante pois as mulheres com diagnóstico precoce de câncer de mama tem de 90 a 95% de chances de cura. Por isso a importância de datas como Outubro Rosa para conscientizar as pessoas sobre a doença.

Para a advogada Rose Mary Iacomini Bastos, que superou o câncer de mama e esteve presente no evento de abertura da mostra, a iniciativa da CAA/PR é importante para conscientização sobre a doença e alertar para a importância da prevenção.

Já a advogada Sibeli Gurski, delegada da CAA/PR em São José dos Pinhais, falou em nome das advogadas fotografadas e agradeceu o convite e a iniciativa da CAA/PR. “Foi difícil mas encarei o tratamento com a leveza possível. Hoje estou 100% curada e posso dizer que o câncer mudou a minha vida de forma positiva”, comentou Sibeli Gurski que publicou vídeos em redes sociais mostrando sua mudança durante o tratamento e que alcançaram altos índices de visualização.

Cartilha: Durante a abertura da exposição também foi lançada a segunda edição da cartilha Prevenção: Palavra de Ordem, organizada pela Caixa de Assistência dos Advogados e Comissão da Mulher Advogada da OAB Paraná e que traz informações importantes sobre os direitos da paciente oncológica. Trata-se de uma cartilha didática para esclarecer a população em geral sobre os direitos garantidos por lei como isenção para realização de exames, isenção do pagamento de pedágio, de transporte municipal, além de indicar os endereços para o atendimento médico e assistencial.

A advogada Ana Luiza Manzochi, coordenadora da Cartilha e membro da CMA, também falou do trabalho desenvolvido destacando que a CAA/PR e a OAB Paraná cumprem com o seu papel oferecendo à sociedade um material rico de informação, com objetivo de colaborar com a sobrevida das mulheres com câncer. (clique aqui para acessar a cartilha)

Espaço: Na ocasião também foi inaugurado o Espaço Rosa Saúde e Bem-Estar da CAA/PR no Edifício Maringá, que vai funcionar durante o mês de outubro com informações sobre o câncer de mama e alimentação, uma vez que a obesidade também é causa de mortalidade entre as mulheres.

Neste espaço esteve presente a enfermeira Bruna Reis, especializada em pacientes oncológicos da Unimed Paraná, que falou em nome da entidade parceira da CAA/PR nestas ações, além de tirar dúvidas individuais das pessoas presentes. Foi lançado também um folder de informação de saúde da Mulher em colaboração com a Unimed Paraná (clique aqui para acessar o folder eletrônico).

A nutricionista da CAA/PR, Edna Messa, que além de ser a consultora nutricional do cardápio oferecido pelo Espaço da CAA/PR, conversou com o público com o objetivo de conscientizar sobre a importância de hábitos saudáveis.

Campanha: Até o dia 31 de outubro, a Caixa dos Advogados está arrecadando lenços de cabelo e itens de maquiagem, novos ou usados, que serão destinados às mulheres em tratamento contra o câncer de mama, assistidas pela Associação das Amigas da Mama (AAMA). As doações podem ser entregues em horário comercial na sede da OAB Paraná (Rua Brasilino Moura, 253 – Ahú) ou no Edifício Maringá (Rua Cândido Lopes, 146 – Centro).

Mamografia: As advogadas em dia com a anuidade da OAB, que não tenham plano de saúde, podem realizar exames de mamografia com o custo de apenas R$ 30,00, mediante subsídio da Caixa de Assistência. Para as profissionais da categoria com mais de 60 anos, sem plano de saúde, a CAA/PR oferece o exame gratuitamente. Para dependentes estatutários o valor é de R$ 70,00. Os exames serão realizados nos centros de diagnóstico por imagem CEDIP e IMAX. Para agendar, é necessário ter a requisição médica do ginecologista e solicitar a liberação do exame pelo telefone 0800-6452005. Também em Pato Branco estão sendo realizados os exames com subsídio da Caixa.

Consultórios: O serviço Médico da Família disponibilizado pela Caixa de Assistência no Edifício Maringá é outra opção para prevenção de doenças. As consultas têm em média 40 minutos de duração, quando o paciente passa por uma avaliação completa inclusive sobre o contexto familiar, e se necessário é encaminhado para especialistas.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CAA-PR