Gênero e diversidade sexual foram temas de reunião aberta na Seccional

O III encontro do Ciclo de Reuniões Abertas Educação, Gênero e Diversidade Sexual da OAB Paraná, aconteceu na noite de segunda-feira (31), com o debate sobre o tema “Gênero e Diversidade Sexual”. O assunto foi abordado por cinco palestrantes de diferentes áreas que falaram sobre estudos e vivências na área.

A reunião foi aberta pelo presidente da Comissão de Diversidade Sexual da Seccional, advogado Rafael Kirchhoff, e foi mediada pela doutora e professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Nanci Stanck da Luz. O evento contou ainda com a presença da presidente da Comissão de Estudos Sobre de Violência de Gênero (CEVIGE) da Seccional, Sandra Lia Bazzo Barwinski, uma das organizadoras do Ciclo; da ouvidora-geral da OAB Paraná, representando o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, José Augusto Araújo de Noronha, Maria Helena Kuss; e do vice-reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Rogério Molinari, entre outros.

O vice-reitor da UFPR falou das ações que a universidade vem desenvolvendo para tratar do tema diversidade e gênero, após casos de preconceito ocorridos na instituição. “Essa é uma questão grave na nossa sociedade. A dificuldade não é só na nossa casa, mas em todas instituições formadoras”, afirmou o Rogério Molinari.

A primeira palestra da reunião, com a psicóloga Maria Cristina Antunes, teve início com uma dinâmica onde o público foi convidado a participar. Na seqüência o evento teve como palestrantes a antropóloga Marília Gomes de Carvalho; o sociólogo Pedro Bodê de Moraes; a doutora em educação Maria Rita de Assis César e a doutoranda em Direitos Humanos, Lígia Zigiotti de Oliveira.

O Ciclo de Reuniões Abertas Educação, Gênero e Diversidade Sexual é uma iniciativa da CEVIGE e comissões de Diversidade Sexual e Direitos Humanos da OAB Paraná. A ideia surgiu após a aprovação dos planos estaduais e municipais de educação que eliminaram referências ao tema.  Dois próximos encontros estão previstos. O primeiro no dia 9 de outubro, sobre o tema “Laicidade e Multiculturalismo” e em 20 de novembro sobre “O Direito à Educação”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *