IAP promove palestra sobre participação cidadã na política

O presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha, a secretária-geral da seccional, Marilena Winter, e o tesoureiro Fabiano Baracat prestigiaram nesta quinta-feira o almoço organizado pelo Instituto dos Advogados do Paraná (IAP) para celebrar antecipadamente o dia do advogado, celebrado a 11 de agosto.

O palestrante convidado para a ocasião foi o empresário Rogério Chequer, criador do movimento “Vem pra rua”. Ao apresentá-lo, o presidente do IAP, Hélio Gomes Coelho Júnior ressaltou a importância de que a sociedade civil não se ausente das discussões ligadas à política e à cidadania citando, inclusive, a importância dos debates realizados durante a VI Conferência Estadual da Advocacia, realizada pela OAB Paraná nos dias 2, 3 e 4 de agosto. Para Gomes Coelho, é preciso mudar o atual status quo do Brasil, fundado em “um Estado perdulário e arrogante que se nutre dos cidadãos”.

Chequer traçou um panorama da história de formação do “Vem Pra Rua” e convidou os presentes a se engajaram na luta suprapartidária centrada em dois grandes objetivos: o combate à corrupção e a renovação política. “Aliás, se tivesse de escolher apenas um deles eu optaria, de olhos fechados, pela renovação dos quatros políticos, especialmente no Legislativo”, afirmou.

Uma das ideias de Chequer para as eleições de 2018 é a formação de uma “lista negativa” de políticos que não merecem ser reeleitos. Com critérios concretos, a lista é formada a partir de um ranking de desempenho organizado pelo políticos.org, explicou ele. O plano do movimento, sempre contando com o poder de propagação da sociedade, é ir divulgando a lista aos poucos, ao longo de todo o período pré-eleitoral.

O Vem Pra Rua está presente hoje em todos estados brasileiros. “São 193 cidades, sendo 47 no Paraná e 42 em Santa Catarina. Por isso, esses dois estados são chaves para qualquer ação que busque conectar a população e uni-la para causas comuns”, destacou o empresário.