INSS Digital está disponível para cidades da Região Norte do Paraná

O INSS Digital está disponível agora para a Região Norte do Paraná. Nesta fase de implantação do sistema serão beneficiados advogados de municípios vinculadas às gerências executivas do INSS em Londrina e Maringá.

Os profissionais interessados devem solicitar o cadastramento à OAB Paraná (www.oabpr.org.br/inss-digital). Após o processamento pelo sistema, será enviado pela plataforma do INSS um e-mail com informações sobre o cadastrado e os dados para sua autenticação.

O projeto piloto foi o primeiro no sul do país, beneficiando inicialmente profissionais de Curitiba, Região Metropolitana de Curitiba e do Litoral.  No início de abril, o sistema chegou aos profissionais da Região Oeste (saiba mais).

Com acesso ao sistema franqueado pela OAB Paraná, o INSS Digital funciona em moldes semelhantes aos do Projudi e do E-Proc. Os protocolos são feitos sem filas, por meio eletrônico, no endereço requerimento.inss.gov.br.

Serviços

É possível requerer benefícios de aposentadorias urbanas e rurais, incluindo das pessoas com deficiência, pensão por morte, salário maternidade urbano e rural e auxílio reclusão. A fé pública dos documentos será atestada pelos próprios advogados, quando do protocolo do benefício. A digitalização e montagem do processo será feita pelo advogado e eventuais exigências serão cadastradas pelos servidores.

Diferente do INSS Digital, o Instituto Nacional do Seguro Social também disponibiliza a ferramenta Meu INSS. Esta é liberada para qualquer cidadão. Por meio deste canal é possível acessar informações já consolidadas e por meio de senha cadastrada no 135 da Previdência. São oferecidos serviços de agendamento de perícia, CNIS, HISCRE, Extrato de Empréstimo, Extrato de IR, Carta de Concessão e Resultado de Perícia. Por ele não é possível fazer requerimento, salvo agendamento de perícia.