Lamachia: História da OAB se confunde com a da democracia brasileira

O vice-presidente do Conselho Federal da OAB, advogado Claudio Lamachia, abriu a sessão de posse da nova diretoria da OAB Paraná, na noite de terça-feira (19), em Curitiba, em nome do presidente do CFOAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho. Lamachia, destacou a responsabilidade da entidade nos próximos três anos. “A OAB é mais do que uma instituição de classe. A Ordem tem um compromisso com a fiscalização do exercício profissional dos advogados, com a defesa intransigente das prerrogativas da nossa profissão, mas ela também tem compromissos institucionais com a defesa da democracia, das instituições, dos direitos humanos, de uma maior justiça social", afirmou.

"A OAB tem uma história que se confunde com a da democracia brasileira. Por isso, em momentos de crise, a nossa instituição é tão demandada. Vivemos uma crise ética e a sociedade busca cada vez mais a presença da instituição, a força da OAB, notadamente pela sua história, pelo seu passado, pelo seu presente e seguramente pelo seu futuro”, frisou Lamachia.

O vice-presidente do CFOAB também destacou a convivência harmônica entre o sistema OAB.  “O presidente Noronha é um homem de Ordem, alguém que conhece a instituição. Tenho a convicção de que ele em muito nos auxiliará nos próximos três anos”, completou o advogado Claudio Lamachia  que assumirá a presidência do Conselho Federal da OAB no próximo dia 31 de janeiro.

Na ocasião, o vice-presidente do CFOAB entregou uma homenagem ao ex-presidente da OAB Paraná, Juliano Breda por sua atuação à frente da Seccional nos últimos três anos.

A solenidade de posse da nova diretoria da Seccional, composta pelos diretores Airton Martins Molina (vice-presidente), Marilena Indira Winter (secretária-geral), Alexandre Hellender de Quadros (secretário-geral adjunto) e Fabiano Augusto Piazza Baracat (tesoureiro), contou com a presença de presidentes de diferentes Seccionais do Brasil e  também de presidentes de Caixa de Assistência dos Advogados (CAA). Participaram da cerimônia os presidentes da OAB São Paulo, Marcos da Costa; OAB Santa Catarina, Paulo Marcondes Brincas; OAB Bahia, Luiz Viana Queiroz; OAB Paraíba, Paulo Antonio Maia e Silva; OAB Pernambuco, Ronnie Preuss Duarte.

Ainda estiveram presentes os presidentes da CAA do Rio de Janeiro, Marcello Augusto Lima de Oliveira; do Rio Grande do Sul, Rosane Marques Ramos; da CAA do Distrito Federal, Ricardo Alexandre Rodrigues Peres; de Minas Gerais, Sérgio Murilo Diniz Braga; do Amazonas, Aldelize Magalhães Alfieru; da CAA Roraima, Ronaldo Rossi Ferreira; de Alagoas, Nivaldo Barbosa da Silva Junior; do Espírito Santo, Carlos Augusto Alledi de Carvalho; da Paraíba, Carlos Fabio Ismael dos Santos Lima; o vice-presidente da CAA São Paulo, Arnor Gomes da Silva Junior; o ex-presidente da coordenação nacional das CAA, Arnaldo Guimarães e os conselheiros federais da OAB, Felipe Sarmento Cordeiro, do Rio de Janeiro, e Carlos José da Silva de São Paulo, além de advogados, juristas e ex-diretores da OAB Paraná.

Fotos: Bebel Ritzmann