Marilena Winter participa de Roda de Conversa com estudantes sobre os desafios da carreira feminina no Direito

A presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, participou nesta sexta-feira (8/3) de uma Roda de Conversa com estudantes universitários sobre os desafios da carreira feminina no Direito. O diálogo integrou a programação alusiva ao Dia da Mulher da Universidade Positivo, evento interdisciplinar promovido com o objetivo de discutir a temática da mulher sob diversos enfoques.

A mesa de debates contou também com a participação da presidente da Comissão da Mulher Advogada da seccional, Emma Bueno; da desembargadora Ana Cláudia Finger; das professoras universitárias Anelize Pantaleao Puccini Caminha e Bruna de Oliveira Cordeiro Hanthorne, e dos coordenadores do curso de Direito da instituição Alexandre Nicoleti Hedlund e Ana Carolina Lopes Olsen.

“Estamos em uma luta por igualdade, não só uma igualdade de gênero, mas pela efetividade dos direitos humanos, das igualdades entre todas as pessoas – que têm muitos recortes e que caminha em paralelo também com o enfrentamento muito importante das violências”, pontuou Marilena ao se dirigir aos presentes.

Marilena destacou que apesar da crescente participação feminina na OAB, a paridade de gênero chegou à instituição apenas 90 anos após a sua criação, abrindo caminho para que neste triênio algumas seccionais fossem presididas por mulheres pela primeira vez.  “Políticas afirmativas precisam de um tempo para produzir resultados, mas somos a prova de que funcionam quando há vontade política”, disse.  

“Apesar dos avanços, ainda há muitos desafios: daí a importância da discussão de questões relacionadas à realidade e ao universo feminino, especialmente por profissionais do direito, que podem ajudar na formação de uma cultura na sociedade em que a mulher seja mais valorizada”, pontuou a presidente da seccional.

A luta pela efetivação dos direitos e garantias fundamentais também foi enaltecida pela desembargadora Ana Cláudia Finger. “Aprendi desde os bancos da faculdade que o Direito era um espaço de luta pelos direitos e garantias fundamentais, pelas liberdades democráticas, pela igualdade. Vocês jovens, que estão começando a carreira, e nós, como sociedade, não podemos jamais deixar de nos indignar diante de injustiças e desigualdades. Para nós isso se impõe como um dever para com a sociedade”, frisou.

A advogada Anelize Pantaleao Puccini Caminha trouxe ao diálogo os desafios da maternidade. Ela relatou que este é o primeiro 8 de março dela como mãe, e que a partir dessa experiência percebe as dificuldades enfrentadas pelas mulheres para retornar ao mercado de trabalho e às atividades em geral, sem que tenham efetivamente outra pessoa para compartilhar essas dificuldades muitas vezes. “Compartilhar com alguém essa responsabilidade é muito importante”, disse.

As advogadas Emma Bueno e Bruna de Oliveira Cordeiro Hanthorne também trouxeram um relato pessoal dos desafios enfrentados na vida pessoal e na carreira da advocacia. “O Direito Eleitoral é uma área que muito embora ainda seja muito masculinizada, porque a política ainda é masculinizada, tem grandes mulheres eleitoralistas, com quem trabalho e me inspiro”. Temos um milhão de possibilidades, nunca vai ser fácil, todos temos desafios, mas vale muito a pena”, disse Emma.

Conferência Nacional da Mulher Advogada

A presidente Marilena Winter aproveitou a oportunidade para convidar as estudantes presentes na Roda de Conversa para a IV Conferência Nacional da Mulher Advogada, que acontece na próxima semana, em Curitiba. Ela destacou os descontos oferecidos para grupos de dez pessoas e os valores especiais para estudantes.

O encontro realizado pela Comissão Nacional da Mulher Advogada (CNMA) da OAB prevê debates sobre as principais bandeiras do universo feminino frente aos desafios da advocacia contemporânea. Prerrogativas da mulher advogada, advocacia com perspectiva de gênero, comunicação persuasiva, marketing jurídico, saúde emocional, mulher na política eleitoral constitucional, reforma tributária, trabalho de cuidado e invisibilidade, gestão de escritório, assédio e ética, maternidade e advocacia, violência obstétrica, liderança interseccional, lawfare de gênero, tribunais superiores, enfrentamento ao racismo e novos nichos de mercado estão entre os temas em pauta.

As inscrições estão abertas até 15 de março e podem ser feitas por meio da página do evento. O responsável pelo grupo deve mandar um e-mail para eventosoab@oab.org.br solicitando o desconto e informando o número de pessoas do grupo por categoria (ex: estudante, o seu nome completo, seu e-mail e os dados do sacado que serão impressos no boleto caso seja necessário – nome, endereço e um CPF ou CNPJ).

O responsável pelo grupo receberá, no e-mail informado, uma confirmação de cadastro referente ao grupo, solicitando sua inscrição no evento. Realizada a inscrição, basta clicar em realizar o pagamento.
Após o pagamento caso seja boleto bancário (até 72 horas), serão gerados tantos vouchers quanto forem os solicitados no cadastro do grupo. Esses códigos estarão disponíveis no painel do inscrito. O responsável pelo grupo que fará a distribuição. Cada membro do grupo inscreve-se com um número de voucher.

O evento certificará os participantes em 24 horas a título de atividade complementar.