Medalha Vieira Netto será entregue ao advogado e ex-presidente da OAB Paraná José Lucio Glomb

Indicado pela diretoria e aprovado por unanimidade pelo Conselho Pleno da OAB Paraná, o nome do advogado e ex-presidente da seccional José Lucio Glomb foi escolhido para receber, no próximo dia 11 de agosto, a Medalha Vieira Netto, honraria máxima concedida às personalidades que se destacam no exercício profissional, promovendo a defesa das liberdades e da democracia. A medalha será entregue solenemente na abertura da VII Conferência da Advocacia Paranaense.

Presente à sessão do pleno desta sexta-feira (16/7), José Lucio Glomb manifestou sua surpresa e agradeceu a aclamação do seu nome: “Pensei em alguns nomes que mereceriam essa homenagem por tudo que fizeram à advocacia, aos direitos do cidadão e da sociedade. Neste momento, até me faltam palavras para representar o meu agradecimento. Não me considero merecedor dessa homenagem, acho que tantos outros têm tanto mérito. É uma marca que ficará na minha lembrança e da minha família”, declarou.

Os ex-presidentes Juliano Breda e José Augusto Araújo de Noronha compareceram à sessão para acompanhar o anúncio da escolha do homenageado. Atual diretor tesoureiro do Conselho Federal da OAB, Noronha lembrou da trajetória de Glomb no combate à corrupção. “Este advogado é um ícone da nossa casa no combate à corrupção e defesa da moralidade pública. Você, Glomb, é um exemplo para todos nós. Você sim é o nosso verdadeiro porto e farol”, disse.

O conselheiro federal Juliano Breda destacou que muitos da sua geração aprenderam com o exemplo de José Lucio Glomb. “Fomos agraciados com a oportunidade de estar ao lado dele no Conselho Federal, compondo uma bancada extremamente respeitada, em face da admiração que todos têm pela trajetória de retidão e de defesa intransigente dos predicados maiores da advocacia comandada por Glomb nos últimos anos. Nos sentimos agraciados com esse gesto justo e merecidíssimo da diretoria”, afirmou.

O conselheiro Ítalo Tanaka destacou a sua admiração pessoal pelo ex-presidente. “Glomb foi um presidente de coragem, de firmeza, de posição. Sempre manifestei o meu apreço pessoal pela condução que deu à OAB. Parabéns, é uma retribuição que a nossa instituição dá pela sua luta”, disse o conselheiro.

O presidente Cássio Telles concluiu dizendo da satisfação de entregar a medalha a José Lucio Glomb. “Temos muito orgulho desse símbolo que você representa, que é o símbolo da moralidade e do combate à corrupção. Isso é fruto da sua trajetória profissional e da sua trajetória pública como dirigente de Ordem. Será uma honra homenageá-lo no dia 11 de agosto.”