Nova diretoria da Associação dos Advogados Trabalhistas do Paraná (AATPR) toma posse

A Associação dos Advogados Trabalhistas do Paraná (AATPR) realizou nesta quinta-feira (25) a posse da nova diretoria no auditório da OAB Paraná. O novo presidente é Alberto de Poli, que sucede o Sérgio Rocha Pombo. A presidência da seccional foi representada pela secretária-geral adjunta, Christhyanne Regina Bortolotto.

“Passamos por um período turbulento por causa reforma trabalhista, mas chego ao fim da gestão com a convicção de ter cumprido meu dever”, afirmou Rocha Pombo. O presidente que encerra a sua gestão ressaltou a importância de parcerias, especialmente com a OAB Paraná, tanto na gestão de José Augusto Araújo de Noronha, quanto na de Cássio Lisandro Telles. Ele também relembrou suas realizações, como a nova sede, a modernização do site, a criação das páginas nas redes sociais e a criação do canal da associação, que realizou quase 50 entrevistas. Por fim, Rocha Pombo mencionou o lema criado na gestão, quando a AATPR completou 40 anos: “Juntos somos mais fortes”.

“A ocasião me é especialmente grata porque, além de exercer as funções secretária-geral adjunta da OAB Paraná, sou advogada trabalhista militante desde 1996, reconhecendo ao longo dessa jornada a vital importância da Associação dos Advogados Trabalhistas na luta pelas pautas fundamentais ao digno exercício da nossa profissão”, afirmou Christhyanne Regina Bortolotto.

A advogada defendeu a relevância das Justiça Trabalhista. “A Justiça do Trabalho, desde sua regulamentação, foi um inegável fator de pacificação social”, observou Christhyanne. “Por meio dos processos trabalhistas, os maus empregadores eram chamados a cumprir com suas obrigações inerentes à relação patrão-empregado. Os obreiros sempre tiveram no âmbito trabalhista um canal para alcançarem direitos que, de outras maneiras, não seriam respeitados. Ora, é muita ignorância, ou talvez seja mesmo má-fé, a repetição descabida do mantra de que a Justiça do Trabalho é uma jabuticaba, a existir apenas em Terra Brasilis”, acrescentou a secretária-geral adjunta da OAB Paraná.

Ela lembrou ainda que, após a reforma, agora no mês de abril, 43 mil postos de trabalho formais foram fechados no país, de acordo com dados do CAGED. “Por tudo isso, senhoras e senhores, é que precisamos da atuação firme e eficaz da Associação dos Advogados Trabalhistas para mudar a realidade do país”, concluiu.

Tempos desafiadores

O novo presidente da AATPR reconheceu o desafio do momento atual para a advocacia especialmente a trabalhista. “Assumo esse cargo em um momento em que a nossa profissão é alvo de injusta críticas. Sofremos ataque oportunista como se fossemos culpados pelos problemas econômicos do país”, afirmou Alberto de Poli. “Mas não vejo isso como um problema, mas como um incentivo para trabalhar”, completou.

De Poli também citou a importância de trabalhar em parceria com a OAB. “Conto, como sempre, com o incentivo e o apoio da OAB. Reitero o compromisso de atuar sempre em favor e em defesa do associado, por melhores condições de trabalho, pelas prerrogativas profissionais. Quero tornar meu lema de campanha uma realidade: ‘AATPR de portas abertas’”.

O novo presidente também prestou uma homenagem ao advogado Isaias Zela Filho, que presidiu a associação na década de 1980 e faleceu no início deste ano. A família dele estava presente e recebeu uma placa em reconhecimento aos serviços prestados à associação e à advocacia.

Também compuseram a mesa de autoridades a vice-presidente do TRT-PR, desembargadora Nair Maria Lunardelli Ramos, a presidente da Associação dos Magistrados Trabalhistas (Amatra), juíza Camila Gabriela Greber Caldas, o presidente do Colégio de Presidentes dos Institutos dos Advogados do Brasil, Hélio Gomes Coelho Júnior, e Denis Rodrigues Einloft, vice-presidente da Região Sul da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (Abrat).