Compromisso com reivindicações da advocacia norteia discursos da solenidade de posse da nova diretoria da OAB Colombo

A OAB Paraná empossou na última terça-feira (12) a nova diretoria da OAB Colombo. Estarão à frente da subseção o presidente Paulo Sérgio Pereira da Silva, a vice-presidente Vanessa Lírio Coutinho, o secretário-geral Matinho Carlos de Souza, a secretária-adjunta Lucimar Aparecida Munhoz e o tesoureiro Lucas Henrique Estrada Martins.

A sessão solene contou com as presenças da presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, do vice-presidente Fermando Deneka, do secretário-geral Henrique Gaede, do diretor tesoureiro Luiz Fernando Pereira, e da diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR), Cláudia Montanha Teixeira. Também tomaram posse os integrantes do conselho da subseção, a delegada da CAA-PR, Elisangela Sponholz, a coordenadora dos cursos da Escola Superior da Advocacia (ESA) na OAB Colombo, Beatriz Fracaro, e o Ouvidor-Geral da OAB Colombo, João Natal Wolff Bertotti.

 “A todos o agradecimento por estarem hoje nesta subseção que leva o nome do inesquecível Dr. Marco Antônio Maia Correa e que vi nascer em 2017. Seu surgimento homenageou o pleito do patrono e atendeu também aos anseios dos advogados e advogadas de Adrianópolis, Almirante Tamandaré, Bocaiúva do Sul, Cerro Azul, Itaperuçu, Quatro Barras, Rio Brando do Sul e Tunas do Paraná e Campina Grande do Sul, onde esta manhã, aliás, tivemos a alegria de entregar mais uma sala bem equipada à advocacia”, disse Marilena Winter ao saudar os presentes.

Marilena lembrou que a OAB Colombo foi a mais jovem subseção do Paraná até a inauguração, no final de 2021, da subseção da Tri-Fronteira. “Uma nova subseção, gestada havia algum tempo, foi instalada em plena pandemia. Falo isso para dar um exemplo da resiliência da advocacia paranaense, que não parou um só dia, encontrando soluções e consolidando parcerias para bem cumprir sua missão em tempos de isolamento e limitações sanitárias”, afirmou.

“Dr. Marcos Salvati, primeiro presidente desta subseção, sabe bem o quanto foram difíceis estes dois anos de pandemia que, felizmente, parecem estar chegando ao fim.  Suas lutas, Dr. Salvati, não terminaram com seu mandato. São agora abraçadas pelo presidente Paulo Sérgio Pereira da Silva. Assim atuamos no sistema da OAB: como em uma corrida de bastão em que cooperamos todos juntos para garantir que nossa instituição seja sempre um porto seguro para a defesa da democracia, das liberdades e da justiça”, pontuou Marilena.

A presidente da seccional elencou algumas das principais bandeiras da OAB, como a luta pela melhoria do ensino jurídico, a luta por honorários dignos, pelo respeito às prerrogativas da advocacia e outras múltiplas demandas no âmbito da sociedade. “Essas frentes todas a demandar nossa atenção não devem nos tomar a esperança. Ao contrário. É tempo de reavivá-la. E como depositamos nossa fé na democracia, temos este ano a missão primordial de contribuir para que as eleições transcorram sem sobressaltos, livres das notícias falsas – as chamadas fake news. E com o respeito às regras estabelecidas pela lei eleitoral”, sustentou.

Diálogo

“Costumo dizer que por sermos uma gestão plural e com representatividade nos municípios ao entorno, temos uma imensa responsabilidade de atender aos anseios dos nossos colegas. Mas o tamanho dessa responsabilidade é proporcional ao tamanho da nossa vontade, da motivação e força de trabalho empregados em prol da advocacia”, afirmou o presidente da OAB Colombo, Paulo Sérgio Pereira da Silva, ao saudar o público.

Silva reafirmou o compromisso da gestão com o diálogo, principalmente com a advocacia, as organizações da sociedade civil e o Poder Judiciário. “Reforço o compromisso dessa gestão com a defesa intransigente das nossas prerrogativas, da valorização da nossa profissão, da digna remuneração e arbitramento de nossos honorários e, finalmente, do estrito cumprimento das nomeações dos dativos através da lista de inscritos”, disse.

“Os desafios da advocacia em tempos de pandemia e de pós-pandemia são inúmeros. Entretanto nenhum desafio será maior que o nosso amor pela nossa profissão, a qual, muito mais que levar o pão para nossas mesas, para nossas família, é a que nos enche de orgulho, nos motiva, nos impulsiona a torná-la, cada vez mais, indispensável à administração da justiça”, afirmou o presidente Paulo Sérgio Pereira da Silva.

Discurso de Posse - Presidente Paulo Sérgio Pereira da Silva

Senhoras e Senhores, boa noite.

Antes de mais nada, justifico a ausência da Conselheira, Dra. Durcilei Chorri nesta solenidade, ante o motivo de falecimento, nesta data, da sua Irmã, a Sra. Sirlei Furquim, ao passo que peço a cada um de vós suas orações pela Família da Dra. Durci.

Hoje é uma noite muito especial e de muita emoção para todos nós! Quero primeiramente, agradecer a Deus por nos ter permitido estarmos aqui reunidos, neste momento festivo para a advocacia da Subseção de Colombo.
Saúdo em nome da Diretoria dessa Subseção, a cada advogada, a cada advogado e seus familiares.

Saúdo de igual forma, todas as autoridafes que aqui se fazem presentes, representando os poderes da República, aos delegados da polícia judiária e oficiais dos foros extrajudiciais.

Cumprimento a Dra. Marilena Vinter, ilustre Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Paraná, oportunidade, que saúdo aos demais diretores da seccional, a representante da CAA e meus colegas presidentes das Subseções de Campo Largo, Lapa e Araucária que se fazem presentes.

Com imensa satisfação, saúdo e cumprimento o Dr. Marcos Renan Salvatti, nosso ex-Presidente e agora Conselheiro eleito para a Seccional, pessoa na qual, essa atual diretoria rende agradecimento pela excelência do trabalho desenvolvido, mesmo em meio às adversidades, as incertezas e angústias trazidas com a pandemia durante a sua gestão.

Saúdo os meus queridos colegas diretores, minha vice, Dra. Vanessa, Dr. Martinho, Secretário Geral, Dra. Lucimar, Secretária Adjunta e Dr. Lucas, Diretor Tesoureiro. Muito obrigado pela parceria, pela amizade e dedicação ao trabalho frente à Subseção.

Minha gratidão aos Conselheiros, Conselheiras, Presidentes, vice-presidente e membros da Comissões Temáticas e aos nossos representantes nas Comarcas e Foro Regionais, que tiveram a coragem de disponibilizar seus nomes e sua força de trabalho, para junto com essa diretoria, estar a serviço da Ordem e da Advocacia. Somos e formamos uma equipe de advogados e advogadas que amam o múnus da advocacia e defendem a Casa que nos acolhe por profissão: a OAB! Inconteste, que juntos, faremos uma gestão voltada às demandas da nossa classe e da sociedade e, sobretudo combativa na luta pela valorização da advocacia e pelo respeito as nossas prerrogativas, pois violar as prerrogativas é o mesmo que violar o estado democrático de direito.

Saúdo a nossa Delegada da Caixa, Dra. Elisangela, pessoa na qual tomo a liberdade para saudar o nosso Ouvidor Geral, Dr. João Natal e a Coordenadora da ESA, a Dra. Beatriz Fracaro, e aproveito o ensejo para destacar a brilhante atuação que cada um vem desenvolvendo em prol da advocacia dessa Subseção. Recebam as láureas de agradecimento dessa Diretoria.

Quero fazer um especial agradecimento as nossas colaboradoras: Sra. Renilda, Thais, Estefanie e Débora. Saibam que sem o vosso apoio e dedicação para com a Casa do Advogado, seria impossível assumir e dar continuidade a tão honroso mister e importante compromisso à frente da nossa subseção, deixado pelos colegas que nos antecederam!

E, por fim, um agradecimento à Comissão de Eventos, Esportes e Cultura, da nossa Subseção, pela organização dessa solenidade.


Senhoras e senhores, que alegria, que imensa alegria poder estarmos novamente reunidos. Quem bom poder enxergar o sorriso de cada um, de cada uma sem a barreira sanitária da máscara que a pandemia nos reservou.
Estando, hoje, como Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Colombo, só tenho a agradecer a Deus pelo dom da minha vida e pela vida de cada um de vocês, pelos amigos que Ele colocou em meu caminho, na cadeira da faculdade ou no bloco dois, vulgo Costelão 1500, no dia a dia da sociedade do escritório labutando ao lado dos Drs. Alisson, Monique e Elerson e por aqueles que a Ordem me proporcionou à partir da participação das Comissões e também no período desafiador da campanha.

Em janeiro deste ano, completei 07 anos do meu ingresso nos quadros da Ordem dos Advogados e, trilhar o caminho da advocacia, devo unicamente a uma pessoa, que me incentivou e sempre me foi uma grande inspiração.

Se não fosse por ela, hoje eu poderia estar rezando missa. Sim senhoras e senhores eu fui seminarista e no último ano de teologia, quase com ordenação já marcada, eu deixei o seminário, mas não deixei de ser religioso. Por essa pessoa tenho uma profunda admiração e gratidão, Dra. Ines Borges, a mãe dos meus filhos Maria Paula e Gabriel, mulher guerreira que entre os atendimentos aos carentes na extinta defensoria pública do Munícipio de Campina Grande do Sul, não mediu esforços na criação, no cuidado e na educação dos filhos, para que eu, filho de um pedreiro, o Sr. Jair e de uma costureira, a Dona Dilma (in memorian), pudesse cursar a faculdade de direito e após, 07 anos de formado, ser eleito Presidente de uma Subseção.

Inês, Maria Paula e Gabriel, muito obrigado pela compreensão pelas horas de ausência.


Penso que este sentimento de gratidão à família é compartilhado por cada diretor de ordem, por cada Conselheiro e Conselheira, por cada advogado que veste a camisa da OAB e luta prol de uma advocacia, que seja reconhecida e valorizada como serviço essencial à administração da Justiça, nesta profissão que é tão apaixonante e que nunca, jamais, devemos nos acovardar diante das dificuldades ela, fatalmente nos impõe.
Neste espírito aguerrido e combativo, e com essa saudosa lembrança, registro meus agradecimentos a gestão do Dr. Salvati e a todos os colegas, advogados e advogadas, que nos antecederam e que deixaram um legado de dedicação e trabalho, nesta Subseção que, embora uma criança de apenas 05 anos de idade, caminha a passos largos e pujante, registrando hoje, Dra. Marilena, Dr. Deneka, dia 12 de abril de 2022, 962 advogados e advogadas espalhados nos 10 municípios que compõe a nossa Subseção.

Costumo dizer que por sermos uma gestão plural e com representatividade nos municípios ao entorno, (pois, não sou daqui de Colombo, sou de Quatro Barras, assim como a minha vice-presidente a Dra. Vanessa é de Rio Branco e o Dr. Martinho é de Almirante Tamandaré), temos uma imensa responsabilidade de atender os anseios dos nossos colegas, o quais, conclamos que venham somar, caminhar conosco.

Reafirmamos o compromisso dessa gestão em dialogar, com as organizações da sociedade civil organizada, com o poder judiciário, o qual, neste momento quero agradecer, na pessoa da Dra. Simone Trento, pela abertura ao diálogo com a advocacia em prol de uma prestação jurisdicional célere e efetiva.

A advocacia quando age, age em nome e em defesa de algum direito e, somos solidários aos membros da magistratura quando não recebem o devido suporte do Tribunal, no tocante a cessão de maior número de servidores e a redistribuição de competência, fazendo que a análise de dezenas de centenas de processo para um único juiz, seja uma missão humanamente impossível, pois, atrás do julgador, do serventuário exausto, sem o devido reconhecimento, também existe um ser humano, um pai, uma mãe de família.

Reforço ainda o compromisso dessa gestão, que seremos intransigentes na defesa de nossas prerrogativas, pela valorização da nossa profissão, pela digna remuneração e arbitramento de nossos honorários e, diga-se, finalmente, pelo estrito cumprimento das nomeações dos dativos através da lista de inscritos.

Os desafios da advocacia privada em tempos de pandemia e de pós- pandemia são inúmeros. Entretanto, nenhum desafio será maior que o nosso amor pela nossa profissão, profissão esta que nos enche de orgulho, nos motiva, nos impulsiona a torná-la, cada vez mais, indispensável à administração da justiça.

Finalizando, a OAB Paraná, nestes 90 anos de história celebrados no último dia 15 de fevereiro, elegeu pela primeira vez uma mulher, a Dra. Marilena Vinter, para ser a Presidente dos mais de 70 mil advogados, a qual, certamente, não medirá e não tem medido esforços para cada vez mais fortalecer os pilares da defesa do estado democrático de direito, da constituição federal e da cidadania.

É sobre esses fundamentos, incentivados e motivados pela força, dedicação e empenho da Presidente Marilena, que hoje tomamos posse, uma diretoria que se dedica a fazer da OAB subseção Colombo, uma instituição cada vez mais forte, mais inclusiva e transformadora.

Senhoras e senhores, não restam dúvidas de que a mulher advogada é dona de uma força interior inigualável, que lhe permite dar conta dos afazeres profissionais e das atividades do lar, como ser mãe, esposa e amiga. Força essa que lhe encoraja a lutar para quebrar barreiras, diminuir abismos impostos pela sociedade ainda machista, com a garra de lutar para extirpar preconceitos, combater discriminações de gênero, enfim lutar pelo seu espaço e pela justiça.

Com todos esses votos, Presidente Marilena Vinter, receba em nome de todos os advogados, a justa homenagem, a qual, em seu nome, prestamos a todas as mulheres.

Muito obrigado a todos e aproveito para desejar uma Feliz e Abençoada Páscoa!