Nova diretoria da OAB Paraná é diplomada na tarde desta quinta-feira

A nova diretoria da OAB Paraná foi diplomada na tarde desta quinta-feira (17). A solenidade teve início às 14h e ocorreu no auditório da seccional. Receberam a titulação de seus respectivos cargos o advogado Cássio Lisandro Telles, novo presidente da instituição, Marilena Indira Winter (vice-presidente), Rodrigo Sánchez Rios (secretário-geral), Christhyanne Regina Bortolotto (secretária-geral adjunta), Henrique Gaede (diretor-tesoureiro), Alexandre Salomão (diretor de Prerrogativas) e Fabiano Augusto Piazza Baracat (presidente da Caixa de Assistência dos Advogados – CAA/PR).

A cerimônia foi aberta pelo presidente da seccional na gestão 2016-2018, José Augusto Araújo de Noronha. Em seguida, ele entregou o diploma a Cássio Telles. O ato foi efusivamente aplaudido pelos presentes.

“Sei perfeitamente da responsabilidade que terei e me sinto absolutamente preparado. Ao longo do tempo, sem que tivesse percebido, fui sendo preparado”, disse o novo presidente da OAB Paraná durante seu discurso. Ele destacou que está assumindo o posto um advogado que foi presidente de subseção em uma cidade média, que não tem um grande escritório e que foi alçado ao posto pelo trabalho árduo. “Como é bom pertencer a um grupo que reconhece o trabalho das pessoas e sabe dar oportunidade de participação”, pontuou.

Conselheiros e Caixa dos Advogados

Além dos membros  da nova diretoria, a mesa também foi composta pelos diretores da gestão anterior, o presidente Noronha (conselheiro federal eleito), o vice-presidente Airton Molina (conselheiro federal eleito), o secretário-geral adjunto Alexandre Quadros, o presidente da CAA-PR, Artur Piancastelli (conselheiro federal eleito), a coordenadora da Escola Superior da Advocacia (ESA) Graciela Marins (conselheira federal eleita),  e os conselheiros federais e ex-presidentes da seccional José Lúcio Glomb e Juliano Breda. Estiveram à mesa ainda os membros da diretoria da CAA-PR Silvana de Oliveira Niemczewski, Claudia Montanha Teixeira, Luciana Sbrissia Silva Bega e Nelson Sahyun e a vice-presidente do Instituto dos Advogados do Paraná (IAP), Adriana D’avila Oliveira, que representou a entidade.

Os conselheiros federais foram diplomados nesta tarde e serão empossados em fevereiro em Brasília com os demais membros do Conselho Federal. Também foram empossados os novos conselheiros estaduais da seccional, os presidentes das 48 subseções da Ordem no estado e os diretores da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná.

Desafios e responsabilidade

A presidente da OAB de Ponta Grossa, Rubia Carla Goedert, discursou em nome dos presidentes de subseções. Ela iniciou mencionando que “a presença de uma mulher nessa posição era, até pouco tempo, no mínimo improvável”. Ela observou que ser alçada a um cargo de diretoria na Ordem é um misto de alegria e inquietação, já que envolve grande responsabilidade representar a advocacia.

Artur Piancastelli, que deixa a presidência da CAA-PR e atuará em uma vaga no CFOAB, afirmou que os desafios não são poucos, nem pequenos. “Quero reiterar o privilégio que é fazer parte desse grupo maravilhoso, que foi aprovado por mais de 70% da advocacia paranaense. Isso significa confiança em todos nós”, completou.

“Foi um período que jamais esquecerei”, declarou Fabiano Baracat ao lembrar sua participação como diretor-tesoureiro na gestão 2016-2018. Ele também falou sobre seu novo papel. “A diretoria da Caixa vai trabalhar firme para receber e representar a advocacia do Paraná”, disse o novo presidente da CAA-PR.

Noronha aproveitou a oportunidade para manifestar sua gratidão. “Quero agradecer a todos que colocam o seu nome à disposição para trabalhar em prol da advocacia”, disse. Ele mencionou a força do trabalho voluntário daqueles que se dedicam à Ordem e que sempre surpreendem a sociedade pela força da instituição, e também a qualidade dos trabalhos realizados. O ex-presidente da seccional prometeu trabalhar no Conselho Federal com o mesmo engajamento e para levar realizações do Paraná para o nível nacional.

Durante seu discurso, o presidente Cássio Telles também prestou deferência à diretoria anterior. “Não posso deixar de agradecer a gestão a qual estamos sucedendo. Vocês nos entregam uma ordem preparada para os próximos três anos, com projetos em andamento. Estamos orgulhosos da gestão de vocês!”

Ele também garantiu que trabalhará o que prometeu durante a campanha. “Lutaremos por mais dignidade e respeito à advocacia nos próximos três anos, todos os dias”, afirmou.

O novo dirigente da seccional também expressou sua emoção. “Esse é o dia mais feliz da minha vida”, afirmou. Telles também manifestou otimismo e citou versos de Mario Quintana:

“Se as coisas são inatingíveis… ora!
Não é motivo para não querê-las…
Que tristes os caminhos, se não fora
A presença distante das estrelas!”

O presidente da seccional para o triênio 2019-2021 concluiu o discurso com uma analogia entre a OAB Paraná e a aviação.  “Todos sabem que gosto de voar. Nós estamos decolando, estamos saindo do chão juntos. Sabemos pilotar e temos um plano de voo. Espero que, na condição de piloto, eu possa levar todos a um pouso tranquilo daqui três anos”, finalizou.

A solenidade de posse será realizada também nesta quinta-feira, a partir das 19h30, na Ópera de Arame.

Confira a lista da nova diretoria