Nova diretoria da OAB Pitanga é empossada

A nova diretoria da OAB Pitanga tomou posse na última quarta-feira (27), em sessão solene conduzida pela presidente da seccional Marilena Winter. A advogada Geovania de Fátima Dziubate foi reconduzida ao cargo de presidente. Também integram a diretoria a vice-presidente Roberta Benvenutti, o secretário-geral Aldeci Sandro Pierog, o secretário-geral adjunto Antônio Carlos Bini; e também o tesoureiro Valdecy Schon.

“Esta subseção que completou 30 anos em 2021 e que reúne 250 profissionais da advocacia atuando em Altamira do Paraná, Boa Ventura de São Roque, Laranjal, Mato Rico, Nova Tebas, Palmital, Santa Maria do Oeste e Pitanga, seguiu adiante graças ao trabalho realizado pelas sucessivas gestões. A tarefa de seguir avançando em nossas lutas segue nas boas mãos da Dra. Geovania, que poderá sempre contar com o apoio da OAB Paraná”, destacou a presidente da seccional.

“Estaremos ao seu lado para apoiá-lo como líder da advocacia desta região. A líder, lembremos, é a primeira a servir. Ter liderança antever problemas e lançar mão do diálogo e da união para sair em busca de soluções. Graças a esse espírito de serviço, comum a todos os que nos dedicamos voluntariamente ao sistema OAB – oferecendo à instituição nosso tempo e nosso empenho – é que fomos bem-sucedidos na missão de garantir que a advocacia não precisasse parar durante a pandemia. Seguimos trabalhando com ferramentas digitais, à distância, com o mesmo empenho de sempre”, prosseguiu Marilena.

Marilena lembrou que há poucos meses a subseção de Pitanga ganhou uma nova sede com toda a infraestrutura para bem atender a advocacia.  “Para além dos tijolos, dos espaços físicos, é preciso dar concretude aos nossos atos, garantir que sigamos vigilantes no dever de advogar, de fazer valer nossas prerrogativas, de pleitear para toda a classe honorários dignos, de combater a mercantilização e o exercício ilegal da profissão, de lutar pela melhoria do ensino jurídico. No dever, enfim, de honrar cada voto recebido, e de dignificar as quase três décadas de história da subseção”, frisou.

Compromisso

“Estamos unidos para que possamos continuar lutando para que o advogado e a advogada seja reconhecido e respeitado em qualquer lugar que vá, estando ou não no exercício da profissão, porem, aqueles que desrespeitarem o nosso Código de Ética com certeza não poderemos apoiar. Apoiamos, lutamos e buscamos o melhor para a advocacia de Pitanga. Prova disso é que a 4 anos atrás, ainda na Gestão do Ilustre Doutor Noronha hoje conselheiro federal, eu como Delegada de CAA, conseguimos o espaço de convivência e a vistoria da sede”, destacou a presidente da subseção. Confira a íntegra do discurso abaixo.

Discurso - Presidente Geovania de Fátima Dziubate

Excelentíssima senhora Presidente da ORDEM DOS ADVOGADOS DO ESTADO DO PARANÁ, Cumprimentando Vossa Excelência, estendo meu carinho a toda a mesa.

Boa noite a todas as autoridades Presentes. E um boa noite especial à minha família que se faz presente nesta data.

Inicio meu discurso citando uma frase de Golda Meyer, fundadora e primeira Ministra do Esrado de Israel, que disse:

Não por acaso, muitos me acusam de conduzir assuntos públicos com meu coração em vez de dom minha cabeça. Bem, e daí, se faço isso? Aqueles que não sabem chorar de todo o coração, tampouco sabem sorrir.
A maioria dos presentes aqui, nesta data, me conhecem e sabem bem minha personalidade, e este discurso foi escrito hoje, pq eu precisava que meu coração ditasse as palavras, e o safado estava quieto. Rsrsr.

Porem, hj acordei com meu coração acelerado, tensa, elétrica, um misto de ansiedade, nervosismo e tensão. Aí vcs me perguntam: E daí Geo? É sua reeleição, não tem nada diferente. Eu respondo à vocês. Amigos!

Essa posse é, para mim, a mais especial. Primeiro porque minha diretoria Doutor Aldeci, Dra Roberta. Dr. Bini, Doutor Valdeci, continuaram a me apoiar e ser voluntario dentro da OAB. Segundo porque os advogados que nos apoiaram com seu voto nos passaram uma procuração para que, mais uma gestão nos possamos representa-los. Terceiro porque as conquistas desses últimos 3 anos como gestora me trouxeram dissabores e alegrias. Dissabores pq tive que ir ao médico e psicólogo para que eles me ensinassem que eu não consigo resolver todos os problemas do mundo, até então eu estava certa que conseguiria. Alegria em ter ganho alta dos dois.

Confesso que essa gestão passada, foi definida por mim como DESAFIO, desafio por nunca ter presidido nada de tamanha importância, desafio de não desapontar aqueles que em mim confiaram e principalmente o desafio da pandemia, que nos levou a desacelerar, como minha psicóloga já havia dito, e nos levou principalmente a valorizar as pequenas, ou quem sabe grandes coisas que é ficar e estar em família.

Na gestão passada, confesso doutores e doutoras, eu, junto de toda a diretoria tentamos resolver tudo o que estava em nosso alcance. Nossa Subseção tem problemas. Sim. Mas descobri que o problema que nos assola, é de todo o Paraná, e que sim, temos uma estrutura nos amparando que o que não conseguimos resolver, com toda certeza não é porque não tentamos e sim porque não conseguimos mesmo.

Tivemos uma gestão que foi a aproximação junto de toda a sociedade civil, e sim, e nas minhas falas eu sempre falo a OAB SUBSEÇÃO DE PITANGA está aberta para o que for para o bem comum. Jamais apoiaremos partidos políticos, jamais compactuaremos com irregularidades dentro dos órgãos públicos, jamais seremos cumplices de mentiras, corrupção ou qualquer coisa que manche a imagem da OAB, dos advogados e de toda a sociedade.

Estamos sim, UNIDOS, juntos para que possamos continuar lutando para que o advogado e a advogada seja reconhecido e respeitado em qualquer lugar que vá, estando ou não no exercício da profissão, porém, aqueles que desrespeitarem o nosso Código de Ética com certeza não poderemos apoiar.

Apoiamos, lutamos e buscamos o melhor para a advocacia de Pitanga. Prova disso é que a 4 anos atrás, ainda na Gestão do Ilustre Doutor Noronha hoje conselheiro federal, eu como Delegada de CAA, conseguimos o espaço de convivência e a vistoria da sede. Na gestão seguinte na Gestão do Doutor Cássio a qual me tornei Presidente lutei, e conseguimos a reforma da sede.

E foi uma luta, foram dias fora do meu escritório, indo com recursos próprios atrás daqueles então responsável por projetos, até conseguir a aprovação. Nunca imaginei que Pitanga teria uma sede tão bonita, tenho certeza que sim, os causídicos merecem uma sede muito melhor.

Caros amigos, só eu e as colaboradoras Franciele e Fabi sabemos o que passamos nessa obra. Foram dias de choro, grito, rejeição, querendo mudar tudo, não aceitando detalhes, porem quando terminou, o choro foi imediato.

Confesso! Cada vez que entro aqui, e olho essa sede, este auditório meus olhos lacrimejam. Vejam! Não existe nesta cidade, NENHUM órgão de classe com uma sede tão bonita, com um auditório tão preparado, e melhor que tenha o próprio espaço de convivência.

Me emociono, choro, mas é em agradecimento por ter dado essa alegria aos advogados e advogadas da Subseção de Pitanga, por hoje sim, tem uma sede digna da sua profissão.
Não posso deixar de mencionar aqui também que a presente sede não agradou a todos, sim, Dra. Marilena, não foram um nem dois comentários dentro de salas de audiências que se falou que não gostaram da cor, não faria com essa arquitetura, que Pitanga não precisa disso tudo, e que se fosse faria diferente.

E eu não discordo, porque se me perguntassem que cor eu queria por certo eu diria que era rosa, (nessas horas muitos agradecem né), mas enfim, eu agradeço aos comentários maldosos ou não que chegaram até mim, agradeço porque pude ver quem está realmente apoiando não a mim, mas a OAB Pitanga, agradeço porque sei que esse tipo de comentário eu nunca farei, e agradeço mais ainda por saber que aquele que falou algo maldoso da OAB, ou alguma critica não construtiva eu sei, e sei que nunca farei igual.

Sou apaixonada pela OAB, muitos aqui não sabem, mas nós não recebemos nada para ser Presidente, é um serviço voluntário, que faz com que deixemos nossa vida pessoal (meu pai e mãe e familiares) que aqui estão presentes sabem bem o que é eu largar tudo para estar cuidando da ordem, bem como o profissional, que meus clientes muitas vezes deixo de atende-los por problemas na ordem.

Buscamos Doutor Deneka, dignificar a advocacia quando legalizamos as nomeações dos dativos, o qual acabou com nomeações a apenas um ou outro advogado. A advocacia Pitanguense está sendo respeitada, e aqueles que não o fizerem por certo será tomadas providencias, porque nos advogados não pedimos respeito para nos, mas sim EXIGIMOS RESPEITO para aquele a qual representamos que é nosso cliente, para o qual estamos advogando.

Finalizo agradecendo a Nossa Senhora das Graças que JAMAIS me abandonou, minha família que me está comigo em tudo, e, muitas vezes mesmo não querendo estar, nossas colaboradoras Franciele e Fabiane que são a retaguarda dessa gestão de sucesso, de amor, de união e solidariedade dentro da advocacia.

E, finalizo meu discurso Doutor Rios, Dra Ana Caudia Pirajá e Dra. Silvana com uma frase de Victor Fernandes, no Livro para você que teve um dia ruim:

Esperto que minhas palavras funcionem sempre com um abraço, que você encontre aqui algum conforto e estimulo, alguma faísca que reacenda sua felicidade.

Quero que cada um que aqui estiver sinta-se abraçados por mim e por toda diretoria. Uma boa a noite a todos.