Nova diretoria do Tribunal de Ética e Disciplina toma posse

Os novos integrantes do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB Paraná tomaram posse na noite desta segunda-feira (31), em solenidade realizada na sede da Seccional, em Curitiba. O presidente da OAB Paraná, José Lucio Glomb, dirigiu a cerimônia de posse dos novos diretores, eleitos em sessão do Conselho Pleno, no último dia 7 de maio. O advogado Renato Kanayama, ex-vice-presidente da OAB Paraná, foi empossado como presidente do TED para o triênio 2010-2012. “O Renato Kanayama e os demais colegas formam um núcleo de advogados honrados, com experiência, e pelas já provadas atitudes dignas e éticas, certamente manterão o alto nível da advocacia”, disse José Lucio Glomb.

A nova diretoria é formada ainda pelos advogados Silvio Martins Vianna (secretário administrativo) e Jackson Sponholz (corregedor). Também foram empossados os integrantes das 10 turmas e os 10 membros suplentes do Tribunal de Ética e Disciplina, totalizando 63 advogados nomeados. No seu discurso de posse, Renato Kanayama afirmou que a atuação exemplar do ex-presidente do TED, Osmar Alfredo Kohler, irá inspirar os trabalhos dessa nova gestão.

O presidente eleito destacou ainda algumas das funções que deverão ser desempenhadas pelos magistrados que compõem o novo Tribunal de Ética e Disciplina da Seccional. “No exercício dessas funções, não julgaremos dominados pela emoção para impressionarmos nossos pares e ao sujeito do processo como se fossem eles câmeras de gravação para divulgação ao público, mas julgaremos no estado de espírito que convém a quem tem por ideal fazer justiça”, disse o novo presidente. “Não julgaremos no exercício dessas funções senão fatos, tendo como parâmetro do controle desses fatos o código de ética”.

A solenidade de posse também contou com a presença do secretário-geral da OAB Paraná, Juliano José Breda, da secretária-adjunta, Juliana Colle Bretas, do presidente da Caixa dos Advogados do Paraná, José Augusto de Araújo de Noronha, da presidente da Comissão de Direitos Humanos, Priscilla Placha, entre outros advogados.