Inaugurada a nova sede da OAB Umuarama

Na manhã desta quarta-feira (12/12), o vice-presidente da seccional paranaense de Ordem dos Advogados do Brasil, Airton Molina, presidiu a solenidade de inauguração da nova sede da OAB Umuarama. A cerimônia foi prestigiada pela advocacia e autoridades locais e também pela diretoria da subseção, composta pelo presidente Aldo Henrique Alves, pelo vice-presidente Ricardo Soares Mestre Janeiro, a secretária-geral Erica Cristina Kovaleken, o secretário-geral adjunto César Félix Ribas e o tesoureiro Adriano Cesar Felisberto. A secretária-geral adjunta eleita para a gestão 2019-2021 na seccional, Christhyanne Bortolotto, também estará presente.

A OAB Umuarama congrega quase mil advogados em atuação nas cidades de Umuarama, Alto Paraíso, Alto Piquiri, Brazilândia do Sul, Douradina, Esperança Nova, Icaraíma, Ivaté, Maria Helena, Perobal, Pérola e Xambrê.

Com a obra, a subseção está pronta para celebrar seus 46 anos, a serem completados na próxima sexta-feira, dia 15. “Após mais de quatro décadas de atuação, a OAB Umuarama merece contar com esse espaço. É um recurso fundamental para que os advogados sejam apoiados em seu cotidiano de trabalho e tenham também um espaço para sua formação, condição fundamental para todos os que militam na nossa profissão em tempos tão tormentosos.

Alvorecer

“Para a OAB PR a remodelação da sede da subseção de Umuarama representa um novo alvorecer. Suas instalações modernas e funcionais, com um confortável espaço de convivência recém inaugurado, conferem aos advogados um ambiente ideal para o trabalho, a confraternização, a troca de ideias e formação permanente, por meio de cursos e palestras”, destacou Molina. “É um espaço fundamental para que os advogados sejam apoiados em seu cotidiano de trabalho e tenham também um espaço para sua formação, condição fundamental para todos os que militam na nossa profissão em tempos tão tormentosos”, prosseguiu.

O vice-presidente destacou que os mais de 1500 cursos de Direito em funcionamento no Brasil,  sendo 120 só no Paraná, onde há mais de 68 mil advogados ativos,  é um grande desfio. “O pior é que sabemos que nem todos os cursos existente primam pela qualidade que é fundamental para nossa profissão, que lida com os mais valiosos bens do ser humano: a vida, a honra, o patrimônio e a liberdade. A nossa luta tem sido grande e tudo indica que precisa continuar em tom maior”, ponderou.

Desafio

Molina afirmou ter plena consciência de que o número de advogados é desproporcional e não pode ser comemorado. “Muito pelo contrário. Para nós, gestores da Ordem, esse número de advogados é motivo de grande preocupação. Algo que exige hoje — e exigirá ainda mais no futuro — um dinâmico aparelhamento das estruturas da Ordem para, ao menos, não haver falhas no controle da conduta, na defesa intransigente das prerrogativas e na viabilização de meios para o aperfeiçoamento constante”, defendeu ele.

Em nome da diretoria da seccional, Molina parabenizou a diretoria da subseção pela gestão e desejou sucesso ao presidente eleito em 22 de novembro, Ricardo Soares Mestre Janeiro, que atualmente é vice-presidente da OAB Umuarama.

Toledo

Ainda nesta quarta-feira, às 19h, a OAB Toledo terá sua nova sede inaugurada com a presença da advocacia e das autoridades locais. A cerimônia será conduzida pelo presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha, e contará também com a presença do vice-presidente Molina.