OAB acompanha júri do caso do advogado assassinado em Chopinzinho

O presidente da OAB Paraná José Augusto Araújo de Noronha, a secretária-geral Marilena Winter e o conselheiro federal Cássio Telles acompanham na manhã desta quarta-feira, em Guarapuava, o julgamento pelo Tribunal do Júri dos acusados pela morte do advogado Algacir Teixeira de Lima, assassinado em Chopinzinho, em março de 2015. O processo contra o ex-prefeito de Chopinzinho, Leomar Bolzani, acusado de coautoria do crime, correu inicialmente no Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), mas retornou à primeira instância após Bolzani renunciar ao cargo de prefeito.

Desde o assassinato do advogado a OAB cobrou a apuração rigorosa dos fatos, acompanhou as investigações e atuou como assistente de acusação, tendo em  vista que o crime se deu em razão do exercício da profissão e se trata de uma ofensa à liberdade da advocacia. Foram designadas para atuar como assistentes em nome da OAB as advogadas Viviane Brisola e Caroline Spader. O fato mereceu repercussão nacional, inclusive no Conselho Federal da OAB, por se tratar de gravíssimo caso de violação das prerrogativas.

Procurador do município de Chopinzinho, Algacir Teixeira de Lima foi assassinado na garagem de sua casa pois, conforme consta nos autos, o prefeito desconfiava que ele era o autor de denúncias anônimas apresentadas ao Ministério Público do Paraná, sobre irregularidades na administração. (relembre o caso)