OAB e JF promovem debate sobre formas alternativas de mobilidade urbana

Na véspera do Dia Mundial sem Carro, celebrado no dia 22 de setembro, a OAB Paraná e a Justiça Federal promoveram um debate sobre formas alternativas de mobilidade. O simpósio “Dia Mundial sem Carro: Repensando as Cidades” foi realizado no auditório da Justiça Federal do Paraná. Estiveram presentes advogados, representantes do Ministério Público, do Poder Judiciário e do legislativo municipal. O presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha, foi um dos palestrantes.

O evento foi transmitido para 13 subseções da JF no estado, segundo o juiz diretor do Foro, Marcelo Malucelli. “O tema é muito abrangente e importante, temos muita afinidade com ele”, disse, ao abrir o evento.  Malucelli falou de sua experiência pessoal utilizando transporte coletivo e propôs uma reflexão sobre os vários aspectos relacionados à mobilidade, como segurança pública, meio ambiente e saúde.

Segundo o presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB Paraná, Alaim Stefanello, o simpósio faz parte de um movimento de conscientização proposto pelas instituições. “A proposta é refletir sobre o que temos feito com nossas cidades, repensar o dia a dia.  A OAB tem promovido vários eventos com a magistratura e o MP, para repensarmos o nosso espaço, o papel e a responsabilidade das instituições”, destacou.

Noronha abordou as políticas afirmativas que a OAB vem adotando em prol do meio ambiente e da sustentabilidade.  “Precisamos avançar além do debate. Para que haja mudança precisamos aplicar as mudanças na nossa instituição, caso contrário o discurso fica vazio”, sustentou.  Ele destacou a adesão da OAB Paraná ao Pacto Global da ONU, por meio do qual a seccional assumiu o compromisso de integrar e desenvolver 10 princípios que contemplam ações de promoção da cidadania e crescimento sustentável. Os valores que a Ordem apoia na qualidade de signatária do Pacto Global estão condensados na Cartilha do Pacto Global da ONU.

O presidente da OAB Paraná também citou medidas como a digitalização da Revista da Ordem e a instalação do processo eletrônico na seccional. Neste último caso, além de economia aumentou a celeridade na tramitação dos processos. A reciclagem do papel utilizado pela instituição também foi mencionada.  Além disso, Noronha lembrou que a seccional substituiu todas as lâmpadas pelo Programa de Eficiência Energética da Copel. A medida reduziu em 40% o consumo de energia. A seccional trabalha agora num projeto que prevê a instalação de painéis solares nas subseções.

Ainda segundo Noronha, a OAB está desenvolvendo outras iniciativas com o mesmo fim, como o projeto Bicicleta Coletiva. A proposta é que o advogado possa retirar a bike na seccional e devolvê-la após o uso.   Outra novidade é o aplicativo Carona Solidária do Advogado que a OAB está desenvolvendo.  “Temos que repensar nossa forma de agir, debater e cobrar do poder público medidas que visem este fim. É o nosso compromisso com as próximas gerações.  Não pode ficar só no discurso, é necessário fazer a cobrar”, sustentou.

O simpósio também contou com exposições da procuradora Angela Cassia Costaldello, para quem a degradação atingiu um nível sem volta; da advogada Clarissa Burno Wansheer, que falou sobre os objetivos do desenvolvimento sustentável; do promotor de Justiça Marcelo Balzer Correia, que tratou do tema da morte no trânsito; e do vereador Goura, que abordou o tema da mobilidade em Curitiba.