OAB intensifica ações para a inclusão de advogados PcDs

A OAB Paraná está empenhada em garantir o aprimoramento profissional de todos os seus inscritos. Esta semana duas ações voltam-se especificamente para os que são Pessoas com Deficiência (PcDs): um treinamento para o uso de sistemas de gerenciamento de processos, oferecido no Edifício Maringá na manhã desta quarta-feira (30/10) e as duas últimas aulas da Oficina de Libras, a serem ministradas na sede da OAB Paraná nas manhãs desta quinta e sexta-feiras. As duas ações integram o  programa “Empregabilidade: Inclusão da Advogada e do Advogado Pessoa com Deficiência na Advocacia”, iniciativa da OAB Paraná.

No treinamento sobre gerenciamento de processos, promovido pela Prawo Sistema Jurídico, os advogados puderam conhecer em detalhes como funciona o software que organiza processos em tramitação nos mais diversos tribunais. A ferramenta também é composta de agregador de documentos, agenda, central para recortes dos diários, recursos de gestão financeira e sistema de alerta para que o usuário seja avisado dos compromissos até cinco dias antes de sua ocorrência. O gerenciador permite a extração de estatísticas sobre o desempenho do advogado ou do escritório, como o número de processos concluídos ou o volume dos que estão parados há mais tempo.

Na prática

“Tudo isso é importante porque o objetivo é capacitar os participantes do treinamento a trabalhar no escritórios”, destaca Valéria Mendes Siqueira, do Centro de Inclusão e Apoio à Pessoa Com Deficiência da OAB Paraná. O aprendizado foi bem recebido pelos advogados. “Acho ótimo conhecer mais sobre esse tipo de software, tão utilizado no cotidiano dos advogados. É um conhecimento a mais que agrega valor ao currículo e melhora nossas chances de contratação. Recomendo a outras Pessoas com Deficiência atuantes na advocacia que se inscrevam nos próximos treinamentos desse tipo”, afirma a advogada Adriana Denise Bezerra.