OAB Loanda promove ciclo de palestras sobre autismo

O Ciclo de Palestras sobre Autismo — “Conceito, características e intervenção, conscientização. Inclusão e os Direitos dos Autistas” – foi promovido na noite desta quinta-feira (28/4) no Cine Teatro Mario Matarezzi pela OAB Loanda, por meio de sua Comissão da Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O evento alusivo ao Abril Azul, mês da conscientização sobre o autismo, contou com o apoio da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR).

A programação contou com palestras da educadora Aline Tacon Dambros e do advogado autista Antônio Augusto. Doutora em Educação pela UEM, Aline coordena o Núcleo de Educação Especial Inclusiva da Unespar em Parananavaí. Já Antônio Augusto, especialista em Transtorno do Espectro Autista (TEA), preside o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD).

Presenças

A jornada contou com a participação das Secretarias Municipais da Educação, e APAEs da área de abrangência da subseção, que além de Loanda compreende os municípios de Diamante do Norte, Itaúna do Sul, Marilena, Nova Londrina, Planaltina do Paraná, Porto Rico, Querência do Norte, Santa Cruz de Monte Castelo, Santa Isabel do Ivaí, Santa Mônica e São Pedro do Paraná. Também estiveram presentes advogados e integrantes da sociedade civil, tendo sido registrada a participação de cerca de 300 pessoas.

“A sociedade deve avançar rumo à inclusão. O direito deve proteger a todos, de modo especial os mais necessitados, conforme o princípio da isonomia”, afirma o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Johnny Willian.

Missão

Para o presidente da subseção, Roni Zangari, a OAB cumpre com eventos desse tipo seu papel constitucional de representar a sociedade, buscando assegurar a Justiça e a defesa dos direitos fundamentais dos cidadãos por meio da ação dentro e fora do Judiciário. “A inclusão de todos é essencial para que tenhamos uma sociedade justa e igualitária. Nosso intuito foi mobilizar e conscientizar a sociedade sobre isso, além de proteger os direitos dos autistas pela disseminação do conhecimento. Reafirmo que a OAB tem de estar presente nas causas que envolvam a mobilização da sociedade. Afinal, o advogado precisa de uma sociedade fortalecida tanto quanto a sociedade precisa do advogado valorizado”, afirma Zangari.
Na entrada do teatro, foram arrecadados alimentos que serão revertidos para a APAE de Loanda.