Conselheira estadual Andreia Vitor é nomeada secretária da Comissão Nacional de Promoção da Igualdade

A conselheira estadual da OAB Paraná, Andreia Vitor, foi nomeada para o cargo de Secretária da Comissão Nacional de Promoção da Igualdade  pelo  presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti. Sob a presidência da advogada Suena Carvalho Mourão, a comissão tem entre suas diretrizes identificar, estudar e propor soluções aos enfrentamentos da advocacia negra.

De acordo com Andreia Vitor, a comissão nacional realizará um trabalho de valorização dos advogados e resgate de valores da contribuição da cultura africana na formação do pensamento jurídico brasileiro. “O Paraná irá contribuir com muito trabalho, dedicação e estabelecimento de diálogo com todos aqueles que entendem a importância da promoção da igualdade”, adianta.

A advogada paranaense, que já esteve à frente da Comissão de Igualdade Racial da OAB Paraná, conta que recebeu a notícia da nomeação com muita alegria e reverência em razão da responsabilidade do cargo. “Sinto-me bastante disposta em empreender todos os esforços nesta nova função”, disse.

Agenda de trabalho

Na última semana, os integrantes da Comissão Nacional de Promoção da Igualdade  estiveram reunidos com a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. A discussão versou, entre outras pautas, sobre ações para o acesso e permanência de estudantes negros na graduação e pós-graduação.

“Foi uma reunião bastante produtiva. Sob a condução da presidente da Comissão Nacional de Promoção da Igualdade, discutimos assuntos relevantes como ações para o acesso e permanência de estudantes negros na graduação e pós graduação, assim como sobre a jovem advocacia negra. Discutimos, também, assuntos pertinentes ao racismo religioso. A Comissão se colocou à disposição do Ministério para auxiliar neste processo de discussão e aperfeiçoamento da igualdade racial em nosso país”, esclareceu Andreia.

“Ressalto o reconhecimento e apoio da Comissão Nacional, da nossa Diretoria e Conselheiros. Nunca estamos sozinhos no desempenho das nossas funções. Sempre é uma construção iniciada por aqueles que vieram antes de nós. Mantida por aqueles que conosco estão. E ansiando pelo prosseguimento daqueles que nos sucederão”, pontua a advogada paranaense.