OAB Londrina homenageia seu ex-presidente Lauro Zanetti em sede do Edifício Tuparandi

O advogado Lauro Fernando Zanetti agora dá nome à sede da OAB Londrina localizada no Edifício Tuparandi. O prédio, que já foi a principal sede da subseção, agora reúne diversos serviços promovidos pela Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (OAB-PR).

A solenidade da advocacia londrinense no Tuparandi, para descerramento da placa com o nome do Dr. Lauro Zanetti, foi realizada na noite desta terça-feira e contou com a presença da senhora Maria de Lourdes de Almeida Zanetti, esposa do homenageado, de seus filhos – a dentista Graziela de Almeida Zanetti e os advogados Leonardo de Almeida Zanetti e Fabíola Almeida Zanetti de Brito — e netos.

Trajetória

Falecido em outubro do ano passado, Zanetti é lembrado pelos colegas pela postura serena e humilde. No sistema OAB foi membro do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB, vice-presidente desta subseção no triênio 98-2000, presidente na gestão seguinte, de 2000 a 2003, conselheiro federal pelo Paraná de 2004 a 2006 e também conselheiro seccional de 2004 a 2018. Atuou ainda em diversas comissões da seccional e lecionou no Curso de Direito da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

A diretoria da OAB Paraná foi representada pelo vice-presidente Fernando Deneka, cujo discurso (confira abaixo) exaltou a dedicação de Lauro Zanetti à advocacia e à OAB. Também proferiram palavras de homenagem o conselheiro federal Artur Piancastelli; o advogado Alberto de Paula Machado, ex-presidente da OAB Paraná; o presidente da OAB Londrina, Nelson Sahyun Júnior, e o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná, Fabiano Augusto Piazza Baracat. Fabíola Zanetti encerrou a série de tributos falando em nome da família. Sania Stefani, vice-presidente da OAB Londrina, também compôs a mesa durante a cerimônia. Vânia Queiroz, presidente da OAB Londrina no triênio 2019-2021 prestigiou a solenidade.

Tributo

Confira a íntegra do discurso proferido pelo vice-presidente da OAB Paraná, Fernando Deneka:

Senhoras e senhores, boa noite!

Quero cumprimentar especialmente, a Senhora Maria de Lourdes de Almeida Zanetti, os colegas advogados Dr. Leonardo de Almeida Zanetti e Dra. Fabíola Almeida Zanetti de Brito; e a Dra. Graciela de Almeida Zanetti, dentista. É uma honra contar nesta ocasião com essas presenças da esposa e dos filhos do saudoso Dr. Lauro. Trago a vocês uma saudação carinhosa da Dra. Marilena Winter, presidente da OAB Paraná, que lamenta não poder estar presente aqui nesta ocasião em que represento toda a diretoria da seccional. Cumprimento também o Dr. Nelson Sahyun Júnior, presidente da OAB Londrina, e Fabiano Augusto Piazza Baracat, presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná, e, em suas pessoas, todos os demais presentes.

Nesta noite em que, passado quase um ano da partida, reverenciamos a memória do Dr. Lauro Fernando Zanetti somos tomados pela saudade. Relembramos de sua figura serena e humilde. Rememoramos o colega prestativo e estudioso. Dr. Lauro tinha inúmeras outras qualidades e colocou todas elas a serviço do sistema OAB, exercendo os mais variados papéis. Foi, como já citado, conselheiro seccional de 2004 a 2018, membro do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB, vice-presidente desta subseção no triênio 98-2000, presidente na gestão seguinte, de 2000 a 2003. Depois conselheiro federal pelo Paraná de 2004 a 2006. Isto sem falar nas diversas comissões da seccional que integrou e no seu papel para a formação de novos advogados, como professor do Curso de Direito da Universidade Estadual de Londrina.

Gostaria, aqui, de destacar uma frase do Dr. Lauro Zanetti que é uma verdadeira síntese do legado deixado por ele: “Exerça a profissão com o conhecimento pleno da sua força, com dignidade, respeito e ética”. Força, caros colegas, porque muitas vezes os obstáculos que se avolumam nos acenam com o desânimo. É preciso resistir, seguir adiante na missão de trabalhar pela promoção da justiça e para a defesa dos direitos daqueles que temos a honra de representar.

Dignidade é também traço distintivo da nossa profissão. Somos essenciais à administração da Justiça. Não há entre nós e os demais operadores do Direito nenhuma distinção hierárquica e, portanto, nenhuma subserviência. A dignidade da nossa profissão se faz valer pela urbanidade que devemos observar e exigir. E também pelo respeito aos nossos honorários. Nesse sentido quero lhes contar que nossa presidente Marilena Winter esteve ao lado do presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, e do vice-presidente Rafael Horn, na sessão extraordinária do Conselho da Justiça Federal que deferiu por unanimidade, em agosto, o pleito da advocacia brasileira para que os honorários advocatícios contratuais destacados nos precatórios sejam pagos de forma prioritária, separadamente e concomitantemente ao valor principal destinado ao jurisdicionado. Foi uma importante vitória para a advocacia!

Dr. Zanetti também ressaltou também a importância do respeito. Esse respeito, para nós que militamos na advocacia, passa pelas prerrogativas da profissão, que devemos sempre fazer valer.  A OAB tem um compromisso perene com a ampla defesa e o contraditório e, por isso, luta constantemente pelas prerrogativas profissionais, lembrando sempre o fato de que elas não são privilégios, mas ferramentas para que o advogado e a advogada possam bem representar os cidadãos.

Por fim, mas não por menos importância, ele nos aponta a relevância da ética. Essa palavra que tem ficado desgastada, tamanha a recorrência do uso. É preciso dar sentido verdadeiro a ela. Mais que falar em ética, é essencial colocá-la em prática.

Trabalhar por um mundo melhor, mais justo, livre de preconceitos e desigualdades, e marcado pela paz social é o que dá sentido à nossa profissão. E não se alcança esse ideal senão pela ética como prática diária, em todas as esferas da vida. Tendo a ética como norte, Dr. Zanetti teve decisiva em muitos momentos de sua vida como homem de Ordem. Cito, como exemplo, sua atuação no movimento “Pés Vermelhos, Mãos Limpas”, que teve como objetivo combater a corrupção.

Bem sabia o Dr. Zanetti que fazer valer o primado do Direito e atuar pelo bem comum é tarefa cotidiana da advocacia. A OAB Paraná celebra neste 2022 os 90 anos de sua existência. E nosso homenageado tem imensa participação na construção dessa história, forjada na luta pelas liberdades e na defesa da cidadania. A cada ano reafirmamos para a sociedade paranaense nosso compromisso com a democracia, a igualdade, a fraternidade e a segurança jurídica.

Neste, que é um ano de eleições, reafirmamos também nossa independência, nosso apartidarismo e nosso compromisso em combater as notícias falsas. Elas, as chamadas fake news, roubam do cidadão o direito à escolha livre e bem informada. Como defensores da democracia – o regime no qual o voto de todo o cidadão tem exatamente o mesmo peso – não podemos deixar que as notícias falsas vicejem. Ao trabalhar para que o eleitor vote de forma consciente plantamos um futuro mais justo e homenageamos aqueles que, tal qual o Dr. Zanetti, tanto tempo e empenho dedicaram a combater a corrupção e a promover a boa administração pública.

Não posso também deixar de ressaltar o quão apropriado é o batismo desde prédio com o nome do Dr. Zanetti. Ele esteve sempre ciente da importância de que contemos com locais adequados para bem acomodar a advocacia em suas necessidades. Neste tempo em que se desenha um cenário de atuação híbrida entre presencial e remota e, ao mesmo tempo, de escritórios cada vez mais compactos, é fundamental termos espaços compartilhados. Dr. Zanetti não apenas antevia essa questão, como trabalhou para proporcionar esses espaços. Ele integrou a Comissão de Obras que revitalizou este prédio e permitiu sua reinauguração em março de 2018. Anos antes, presidiu a Comissão de Obras que acompanhou a construção da nova e belíssima sede da OAB Londrina, cuja entrega, em agosto de 2012, contou com as presenças do então presidente nacional da Ordem, Ophir Cavalcante Júnior, e do então presidente seccional, José Lucio Glomb.

Ao nomearmos este espaço com seu nome, fica aqui eternizado o apreço e a gratidão pela atuação íntegra e exemplar do colega Lauro Fernando Zanetti. Sua solidariedade e sua generosidade estão inscritas na história da nossa entidade.

Muito obrigado!