OAB Maringá ajuda população a acessar auxílio emergencial por meio de acordo com Justiça Federal

Advogados voluntários da OAB Maringá já atenderam dezenas de pessoas que estão enfrentando dificuldades na busca pelo auxílio emergencial. O trabalho começou em agosto, graças a um acordo de cooperação firmado entre a Justiça Federal e a Ordem.
A ação busca ajudar as pessoas que precisam do auxílio de R$ 600 (atualmente é paga extensão do benefício no valor de R$ 300) mas tiveram o pedido negado, não conseguindo acessar o benefício.
“Com esta iniciativa, a OAB cumpre uma de suas importantes funções, que é atuar em favor da sociedade, especialmente em momentos como este, em que milhares de pessoas têm neste auxílio a única fonte de renda para si e para sua família”, declara a presidente da OAB Maringá, Ana Cláudia Pirajá Bandeira.

Procedimento

A presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB Maringá, Monica Cameron Lavor Francischini, explica que a Justiça Federal envia uma listagem com os nomes das pessoas que tentaram acessar o benefício e que, em uma primeira análise, preenchem os requisitos necessários do programa, mas não tiveram acesso.
“O papel dos advogados voluntários é montar os processos, que são devolvidos à Justiça Federal. São mais de 90 advogados, que atuam voluntariamente neste trabalho de interesse social”, destaca.
Monica explica ainda que todos os profissionais que se voluntariam passaram por um treinamento a respeito do programa federal e se comprometeram a atuar gratuitamente sem qualquer outro objetivo senão ajudar estas pessoas a alcançarem o benefício, concedido neste momento de pandemia.