Foi inaugurado nesta terça-feira (17/12) o Memorial da Advocacia Maringaense, localizado no hall de entrada do auditório da sede da OAB Maringá. A tradicional galeria de presidentes foi transformada em uma linha do tempo, com imagens dos ex-presidentes e placas que destacam fatos relevantes da subseção e da advocacia local.
O memorial, iniciativa da OAB Maringá voltada ao resgate e valorização da história da subseção, foi realizado por meio do Programa de Financiamento da Excelência na Advocacia Paranaense (Proex), da OAB Paraná.
O ato solene contou com a presença da diretoria da subseção (presidente Eder Fabrilo Rosa, vice-presidente Simone Meister, secretária-geral Liana Carla, diretor-tesoureiro e futuro presidente Pedro Henrique Souza, diretor da Jovem Advocacia Fernando Hortêncio), além dos ex-presidentes Airton Molina e Marcelo Costa, da vice-presidente da CAA-PR Kelly Cristina de Souza, de conselheiros locais e membros de comissões.
Memória
O espaço conta com objetos históricos que remetem à trajetória da subseção, muitos deles pertencentes a ex-presidentes. Entre os itens expostos estão a máquina de escrever de Dirceu Galdino, um fichário de jurisprudências utilizado por Airton Molina, a caneta de Irivaldo Joaquim de Souza e a ata de criação da OAB Maringá, além de outros registros que resgatam a memória da advocacia maringaense.
“Com muito orgulho, estamos concluindo nossa gestão com a inauguração deste projeto, que resgata e preserva a história da nossa subseção e da advocacia”, destacou o presidente Eder Fabrilo Rosa.
Fonte: Assessoria de Imprensa OAB Maringá