OAB Paraná acompanha júri dos acusados do homicídio do advogado Leonardo Ivankio Sudul

Representantes da OAB Paraná acompanham desde o início da manhã desta terça-feira (9), no Tribunal do Júri, em Curitiba, o julgamento dos quatro acusados pelo assassinato do advogado paranaense Leonardo Ivankio Sudul. A sessão de julgamento prosseguirá nesta quarta-feira (10).

Há fortes indícios de que a motivação do crime teria sido a atuação profissional do criminalista, que atuava na defesa dos acusados. O corpo de Sudul foi encontrado dentro de um carro carbonizado na noite de 6 de novembro de 2017, embaixo de um viaduto no bairro Uberaba.

A OAB atuou desde o primeiro momento, designando representantes para acompanhar as investigações e todas as fases do processo penal. Na sessão de julgamento desta terça-feira estiveram presentes o diretor de Prerrogativas da OAB Paraná, Alexandre Salomão, e os advogados Ygor Nasser Salah Salmen (Comissão de Defesa de Prerrogativas Profissionais) e Wellington Murillo de Almeida (Procurador da OAB).

Para Almeida, a participação da OAB Paraná no plenário do júri se faz necessária por dois motivos de igual importância: acompanhar o desfecho da causa penal e, ao mesmo tempo, preservar as prerrogativas profissionais dos advogados que atuam no caso, seja pela defesa, seja pela acusação.

“Além da importância na defesa das prerrogativas profissionais, a atuação da OAB é uma resposta à sociedade de que não toleramos qualquer atentado contra os representantes da nossa classe”, frisa Salmen.