OAB Paraná adere à campanha pelo Fim da Violência contra as Mulheres

O Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres marcou o início da campanha internacional contra esse tipo de agressão, liderada pela ONU Mulheres. No Brasil, serão 21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. Este ano a campanha tem como tema ‘’Pinte o mundo de laranja: geração igualdade contra o estupro!”. Na OAB Paraná, a campanha está sendo organizada pela Comissão de Estudos de Violência de Gênero (Cevige), com apoio da diretoria da seccional.

“O enfrentamento da violência é uma agenda importante para a seccional. Quanto à violência contra as mulheres, especificamente, são imprescindíveis as ações coordenadas, envolvendo o maior número possível de instituições e setores representativos. Por isso, estamos fazendo parte desse movimento de âmbito global”, declarou a vice-presidente da OAB Paraná, Marilena Indira Winter.

O início das ações foi marcado pelo lançamento do livro “Poder, dominação e resistência – Lei Maria da Penha e a Justiça de Gênero”, da advogada Sandra Lia Bazzo Barwiski, vice-presidente da Cevige e co-coordenadora do Comitê Latino-americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher. O evento ocorreu na Livraria da Vila e contou com a presença de representantes da advocacia e de movimentos que atuam no enfrentamento da violência de gênero A programação vai até 10 de dezembro com reuniões abertas e eventos em parceria com outras entidades.

“Meu trabalho junto à OAB Paraná sempre foi voltado ao enfrentamento da violência de gênero, fazendo surgir uma inquietação que versa sobre a não implementação da Lei Maria da Penha. Esse foi o objeto dos meus estudos no mestrado e acabou resultando no livro. Partindo do Direito, da Filosofia e Teoria Política, apontei algumas conclusões sobre a própria concepção do que é o poder e sobre qual poder”, afirma Sandra Lia.

Ações globais

A série de eventos faz parte da campanha das Nações Unidas“UNA-SE pelo fim da violência contra as mulheres até 2030”, que pede mobilização com ações globais pela conscientização e para aumentar os esforços para eliminar a violência contra as mulheres.

Confira a programação completa de ações da Cevige:

Ações CEVIGE nos 21 Dias de Ativismo

20/11

Ação em Escola no  Caximba: parceria com Instituto Aurora e PMC

25/11

9hs – Seminário de Políticas para as Mulheres. Local: ALEP

15hs – Abertura da Semana da Justiça pela Paz em Casa

19hs – Lançamento do livro “Poder, dominação e resistência – Lei Maria da Penha e a Justiça de Gênero”, da advogada Sandra Lia Bazzo Barwiski

26/11

10h – Reunião Aberta sobre Violência Obstétrica (OAB-PR)

28/11

19hs – Sessão de filme e Debates (Slam): parceria com Instituto Aurora e PMC. Local: IFPR

02/12

Audiência Pública de Políticas para as Mulheres (Dep. Luciana Rafagnini – ALEP)

03/12

9hs – Lançamento da Frente Parlamentar dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres (ALEP)

Campanha Laço Branco (OAB-PR)

05/12

19hs – Sessão de filme e Debates (Silêncio dos Homens): parceria com Instituto Aurora e PMC. Local: Cine Passeio

07/12

Ação no Parque: parceria com Instituto Aurora e PMC.

08/12

Ação no Parque: parceria com Grupo Mulheres do Brasil

10/12

11h – Posse do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher