OAB Paraná celebra o ingresso de novos advogados em solenidade de compromisso coletivo

A OAB Paraná recebeu em seus quadros 72 novos advogados e advogadas nesta terça-feira (5) durante a solenidade conduzida pela presidente da seccional, Marilena Winter. Também integraram a mesa os conselheiros seccionais Fernando Alcântara Castelo e Glenda Gonçalves Gondim Queiroz; a presidente da 6ª Turma do Tribunal de Ética e Disciplina (TED), Eliane Machado da Costa Zenamon, que atuou como secretária da mesa; o conselheiro da subseção de Cascavel, José Rafael Batista Freire; e o coordenador de Prevenção de Litígio da seccional, Carlos Alberto Farracha de Castro. A solenidade foi prestigiada ainda pelo desembargador Clayton Maranhão.

A presidente lembrou que, entre todos os atos a serem realizados durante a solenidade, o mais importante é o juramento. Marilena também chamou atenção para o esforço que a OAB Paraná vem fazendo para prover apoio aos profissionais com diferentes realidades na carreira.

“Cada vez mais a nossa instituição tem que apoiar a advocacia, diminuir as diferenças entre aqueles que estão começando e aqueles mais experientes; os que têm mais recursos e os que não tem tantos; e mesmo aqueles que estão em um ponto de rever a carreira”, explanou a presidente da seccional.

A compromissanda Priscylla Souza Brenner falou na tribuna representando as demais novas advogadas. “É um dia muito simbólico. Gostaria de agradecer à Casa do advogado, pois é um marco para nós. Quero desejar aos colegas muita coragem persistência e boa vontade, pois a trajetória está só começando”, afirmou.

“O ingresso nos quadros da Ordem não é uma mera formalidade. É a realização de um sonho. Não é o fim de uma caminhada, mas o começo da jornada em uma profissão honrada, importante e histórica”, disse o novo advogado Hermenegildo Ferreira de Oliveira Junior, que representou os colegas ao discursar.

Saudação

Farracha de Castro fez a saudação aos novos colegas e lembrou a honra que cumprir os deveres profissionais representa e procurou trazer o sentimento da “magia de ser advogado”. “Conseguir absolver inocentes; denunciar e condenar o racismo; defender mulheres que são abusadas”, disse ao descrever algumas conquistas da prática profissional. Ele também relembrou a Oração aos Moços, de Ruy Barbosa e enfatizou o conselho de “estudar, estudar e estudar”.

O coordenador de Prevenção de Litígio da seccional também mencionou os desafios da profissão, como a solidão da derrota, da ingratidão e dos ataques frequentes à advocacia. “Diuturnamente os advogados sofrem ataques. E é paradoxal: quando algum cidadão sofre uma injustiça, busca o apoio da família e de um advogado”, ponderou.

O orador destacou três conselhos aos novos colegas: que se lembrem do privilégio que é ser advogado, com dever de defender o Estado Democrático de Direito, lutar pela redução da pobreza e da desigualdade; que respeitem os idosos, pois muitos advogados lutaram, foram presos e até morreram – especialmente no período de ditadura – para garantir as liberdades daqueles que hoje atuam na profissão; e que saibam nessa profissão há questões antagônicas e um advogado pode tanto defender autor quanto o réu. “Cabe a nós buscar a pacificação”, finalizou.

Ao encerrar o evento, a presidente da seccional falou sobre a alegrira de receber os novos profissionais e suas famílias. “Nós da OAB Paraná sentimo-nos muito honrados em receber cada um, para que caminhem conosco em nossa jornada e levem adiante o futuro da nossa profissão. Vimos hoje aqui pais, mães e avós entregando o diploma a seus filhos e netos. Isso muito nos alegra”, celebrou. “Temos orgulho da vocação democrática do nosso estado e da nossa profissão. A OAB está aqui para, de mãos dadas, trilhar o caminho da defesa. Defendemos a prerrogativa do cidadão ser defendido em todos os seus direitos”, concluiu.