OAB Paraná lamenta o falecimento do advogado Edison José Sanches

A OAB Paraná registra, com grande pesar, a notícia de falecimento do decano da advocacia de Guarapuava e região Edison José Sanches, 97 anos, ocorrida no dia 4 de novembro. Formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Sanches estava inscrito na OAB Paraná desde 1959, sob o número 1.714. Com 63 anos de atividade ininterrupta, era um dos advogados mais experientes em atividade no Paraná. Foi personagem-chave para a criação e instalação da Ordem na região central, tornando-se o primeiro presidente da OAB Guarapuava, em 1971. Na subseção, foi também conselheiro e membro da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos.

“Foi uma pessoa ímpar. Entre as principais contribuições com a Ordem, participou desde o início das articulações para a consolidação da Casa da Advocacia em Guarapuava e se tornou o nosso primeiro presidente. Fica a nossa gratidão e reconhecimento ao trabalho duro em prol de uma causa maior”, disse Maria Cecília Saldanha, presidente da subseção de Guarapuava, para quem o nome de Sanches está gravado na história da advocacia.

Em 2021, Sanches foi homenageado pela na celebração de 50 anos da OAB Guarapuava, em uma solenidade que reuniu a advocacia regional e estadual, bem como diretores da OAB Paraná. Anos antes, em agosto de 2009, foi reconhecido pelos 50 anos de exercício ininterrupto e ilibado da advocacia.

Aos familiares e amigos a OAB Paraná manifesta sentidas condolências.