OAB Paraná lança obra que reúne consultas feitas ao TED de 2019 a 2021

A OAB Paraná lançou nesta sexta-feira (18/6), durante a sessão do Conselho Pleno, a obra Consultas sobre Ética, Disciplina e Exercício da Advocacia, que reúne todas as consultas sobre ética, disciplina e prerrogativas produzidas pelo Tribunal de Ética e Disciplina da seccional, no período de 2019 a 2021. A obra, organizada por Heloísa Guarita Souza e Giovani Cássio Piovezan, será uma importante fonte de informações para advogados sobre os limites éticos da atuação profissional.

“Será um referencial no Brasil inteiro, pois não há nenhuma obra semelhante a essa. Ela é resultado de uma proposta da atual gestão, no sentido de que a nossa instituição oriente efetivamente os nossos colegas e sirva de norte sobre o que é possível e o que não é possível fazer no campo da ética”, disse o presidente da OAB Paraná, Cássio Telles, com um agradecimento especial aos organizadores e aos membros do TED pela contribuição com seus conhecimentos nas respostas às dúvidas apresentadas pela advocacia.  O volume contém também as consultas feitas ao Conselho Federal no mesmo período.

A conselheira estadual Heloísa Guarita Souza, vice-presidente do TED, considera que a obra é uma oportunidade de apresentar um pouco do valoroso trabalho do Tribunal de Ética da instituição. “É uma forma de mostrar o esforço e a dedicação dos nossos componentes. Um pouco de cada um de nós está depositado nessa coletânea que será muito útil e necessária para toda a classe”, afirmou.

Giovani Piovezan, gestor responsável pelo Setor de Ética e Disciplina e organizador da coletânea, também agradeceu a confiança depositada. “Agradeço a oportunidade de poder contribuir para a OAB e para a advocacia com os pedidos solicitados pela diretoria. Essa obra certamente abrirá caminho para a compilação de toda matéria de consulta feita ao TED. Com a dra. Heloísa, nos empenhamos para atender as expectativas”, declarou Giovani Piovezan, cujo trabalho foi enaltecido por todos. Ambos os organizadores foram homenageados com um certificado de louvor.

O presidente do Tribunal de Ética de Disciplina, Renato Cardoso de Almeida Andrade, concluiu dizendo que a publicação está sendo aguardada por outras seccionais, pois é uma obra que interessa a toda a comunidade jurídica do Paraná e do Brasil. “A cada dia de julgamento da Câmara Especial faço questão de agradecer a abnegação dos advogados que a compõem, elaborando documentos importantíssimos como os que estão impressos nessa obra e seguindo o seu pleito, presidente Cássio Telles, de responder ao maior número possível de consultas”.

A obra está disponível em versão impressa e também digital. Confira aqui