OAB Paraná recebe novos advogados nesta quinta-feira

A diretoria da OAB Paraná recebeu 49 novos advogados de todo o estado na manhã desta quinta-feira (2). A cerimônia de compromisso coletivo em formato virtual foi presidida pela vice-presidente da seccional, Marilena Winter, e contou com as presenças da secretária-geral adjunta Christhyanne Bortolotto, do conselheiro federal Airton Molina e da presidente da OAB Toledo, Anemere Dulaba.

Após a leitura do juramento, feita pelo advogado João Paulo da Rocha Krutsch, de Maringá, os advogados Fernanda Scheibe Ferreira e Marcos Amorim Florêncio, de  Curitiba e Paranaguá, respectivamente, fizeram a saudação aos colegas. “Todo o nosso estudo nos levou a esse dia. Vamos começar a nossa carreira e, dessa forma, começar a jornada na justiça e na lei. Que todos se apoiem na Constituição e na lei”, disse Fernanda. Citando o art. 1º do Código de Ética, Florêncio defendeu que todos observem as premissas éticas que pautam a profissão em seu dia a dia.

“Em nome da diretoria da OAB gostaria de dizer que a partir deste momento estão aptos ao exercício da profissão. Sabemos que o começo é cheio de desafios e para isso estamos aqui, para auxiliá-los neste início de jornada”, destacou Marilena.

Representando a Comissão da Advocacia Iniciante (CAI), Laísa Vieira, convidou os colegas a participar das comissões de suas subseções e das atividades da OAB.

Em nome do Colégio de Presidentes de Subseções, Anemere Dulaba lembrou que os novos profissionais devem primar pela ética profissional. “A carreira da advocacia é baseada em quatro pilares: conhecimento, lealdade, ética  e amor à profissão. É nesse contexto que falo em nome dos demais presidentes de subseções: a nossa classe trabalha diariamente na defesa de uma advocacia digna e justa”, disse.

“Vocês venceram grandes lutas até chegar a esse momento. Hoje estão aptos e preparados para a grande transformação social, a defender a vida, a liberdade, o patrimônio e a honra das pessoas. O grande desafio ainda está por vir: se dará no exercício da profissão”, disse o conselheiro federal Airton Molina.

Compromisso da tarde

No período da tarde, a vice-presidente Marilena Winter e a secretária-geral adjunta Christhyanne Bortolotto receberam 51 novos advogados. Também estiveram presentes do conselheiro federal Artur Piancastelli, o presidente da subseção de Wenceslau Braz, Paulo Madeira, o presidente da Comissão da Advocacia Iniciante (CAI) da seccional, Wagner Maurício e a conselheira Maria Inez Araújo de Abreu.

“Transmito nossa acolhida em nome da diretoria da OAB Paraná. Não deixem de conhecer a OAB Paraná. Somos um sistema muito forte, desde a Caixa de Assistência dos Advogados, com uma imensa gama de serviços. Também temos a Escola Superior da Advocacia (ESA) do Paraná, que é exemplo para todo o Brasil e traz um leque muito grande de formação complementar”, disse Marilena.

A compromissanda Stella Balbo prestou o juramento e foi seguida pelos colegas. O novo advogado Leonardo Camargo, de Londrina, falou em nome dos colegas e desejou sucesso na carreira a todos os novos colegas. Bruna xx também teve espaço para deixar sua palavra. “Que desempenhemos essa profissão tão nobre com muita ética”, desejou a advogada iniciante.

Wagner Maurício convidou os novos advogados a participarem dos grupos permanentes de discussão temáticos CAI, que auxiliam quem está começando na carreira. “A comissão me ajudou muito no início da profissão e também vai ajudar vocês”, disse o presidente da CAI.

Madeira ressaltou as condições que a seccional oferece a todos os profissionais. “Na OAB, vocês vão encontrar estrutura para lhes atender muito bem em todo o estado do Paraná. Vocês terão a possibilidade de exercer a advocacia na sua plenitude. Vocês estão entrando para a entidade mais bem preparada, mais estruturada”, disse Madeira.

Maria Inez Araújo: “Procurem ter equilíbrio, busquem atividades que permitam a vocês terem válvulas de escape, porque a rotina da advocacia não vai ser fácil. Mas também é muito prazerosa. Mantenham o brilho nos olhos quando perderem e mantenham a humildade quando ganharem”, disse a conselheira seccional.

Piancastelli chamou atenção para o valor das prerrogativas profissionais. “As nossas prerrogativas são essenciais à advocacia. Essa é uma profissão que não se exerce com medo. Como dizia o já saudoso professor René Ariel Dotti, ‘É necessário, é imprescindível que defendamos as prerrogativas com fervor religioso”, citou o conselheiro federal.