Paraná tem bancada exclusivamente feminina no último Pleno do ano no CFOAB

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil realiza nesta sexta-feira (25/11) a última sessão do Pleno em 2022. Em acontecimento inédito, a advocacia paranaense está exclusivamente representada por mulheres – as conselheiras Ana Cláudia Pirajá Bandeira, Graciela Iurk Marins, Silvana de Oliveira Niemczewski.

“É imenso o orgulho que temos nesse momento histórico. As três conselheiras representam muito bem a advocacia do nosso estado. Basta lembrar que todas estão encarregadas de conduzir importantes comissões da OAB Nacional. Graciela Iurk Marins foi nomeada como vice-presidente da Comissão Especial do Código de Processo Civil. Silvana de Oliveira Niemczewski preside a Comissão da Verdade da Escravidão Negra no Brasil e Ana Cláudia Pirajá Bandeira é a presidente da Comissão Especial de Direito da Saúde”, afirma a Marilena Winter, presidente da OAB Paraná.

Marilena Winter, que também participa da sessão do Conselho Pleno, é a primeira advogada a presidir a seccional da OAB no Paraná, tendo sido eleita em 2021 para a gestão 2022/2024. A paridade de gênero e as cotas raciais no sistema OAB são medidas resultantes de uma decisão tomada pelo Conselho Pleno há quase dois anos, em dezembro de 202o.

A paridade de gênero passou, então, a ser válida para a composição das chapas nas eleições do Conselho Federal, das seccionais, subseções e Caixas de Assistência. A medida estabeleceu que as chapas, para obterem o registro nas eleições, a partir de 2021, deverão atender ao percentual de 50% para candidaturas de cada gênero, tanto para titulares como para suplentes. No caso das cotas raciais as peculiaridades de cada seccional estão sendo verificadas através de censo, sendo estabelecido um percentual geral de 30% enquanto esse levantamento não é realizado.

Embora não estejam presentes na sessão de hoje, são também conselheiros federais pelo Paraná os advogados Artur Humberto Piancastelli, José Augusto Araújo de Noronha e Rodrigo Sánchez Rios.