Prerrogativas: advocacia tem novo Parlatório para comunicação com clientes no DEPEN de Toledo

O presidente da OAB Paraná, Cássio Telles, participou nesta sexta-feira (30) da entrega oficial do Parlatório do Departamento Penitenciário (DEPEN) de Toledo. A medida atende o previsto no Art. 7º do Estatuto da OAB, em especial o contido no inciso III, que prevê que é direito do advogado comunicar-se com seus clientes, pessoal e reservadamente, mesmo sem procuração, quando estes se acharem presos, detidos ou recolhidos em estabelecimentos civis ou militares, ainda que considerados incomunicáveis.

“Estamos cumprindo mais uma das obras que se harmonizam com aquilo que nos propusemos desde o inicio da gestão: promover mais dignidade e respeito à advocacia. Aqui também damos dignidade às pessoas encarceradas que através dos seus advogados procuram obter o seu direito de defesa”, pontuou o presidente Cássio Telles.

Telles esteve acompanhado do diretor de Prerrogativas, Alexandre Salomão, que na ocasião representou a Associação Paranaense dos Advogados Criminalistas (Apacrimi), e de toda a diretoria da OAB Toledo, composta pelos advogados Anemere Dulaba (presidente), Fabiano Jose Bordignon (vice-presidente), Vilma Rosa Vera Barreto (secretária-geral), Tatiana Orlandi (secretária-geral adjunta) e Solange Da Silva (tesoureira), além do presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas Profissionais, Jomah Rabah, do conselheiro estadual Fávio Furlan, do chefe regional do Depen, Thiago Correia, e da juíza Luciana Beal, representando o Poder Judiciário. 

Na avaliação da presidente da OAB Toledo,  Anemere Dulaba, a construção do Parlatório foi uma solução simples que veio garantir o respeito às prerrogativas da advocacia. “A ação conferiu ao advogado um local adequado para se comunicar com seu cliente, pessoal e reservadamente, permitindo assim o regular andamento do processo, bem como o fiel cumprimento das tão valiosas prerrogativas”, frisa.

A obra foi realizada por meio de uma parceria firmada entre a OAB Paraná, a ABRACRIM e o DEPEN. “A parceria formada para a viabilização do Parlatório demonstra que a cooperação entre as entidades gera bons frutos, pois trouxe benefícios para todos. A OAB, além de atuar na defesa das prerrogativas dos advogados tem o como dever constitucional ser porta-voz da sociedade e cumprir seu papel social em busca de justiça social e o Parlatório e um dos meios de garantir aos jurisdicionados seu direito de ampla defesa”, sustentou Anemere.