Presidente da Câmara garante à OAB apoio à PEC que cria 4 novos TRFs

O presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP), manifestou na manhã desta quarta-feira (31) seu apoio à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 544/02, que cria mais quatro Tribunais Regionais Federais (TRFs), um deles no Paraná, para desafogar a demanda dos cinco hoje existentes no País. A afirmação de que a PEC é importante para o fortalecimento do Princípio Federativo e que, por essa razão, deve ser colocada em pauta rapidamente, foi feita por Temer em reunião com o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, o senador Tião Viana (PT-AC), e o presidente da Seccional da OAB do Distrito Federal, Francisco Caputo.

Na reunião, Temer disse que não vê porque a PEC não deva ser colocada logo em votação, uma vez que atende claramente aos princípios republicanos de efetividade da Justiça e da racionalização do processo. Ophir afirmou que a criação dos novos TRFs será importante para racionalizar e dar agilidade aos serviços e aproximar a Justiça do cidadão. "Nós temos muitas lutas, como o combate à corrupção, à impunidade e aos desmandos do próprio governo. É fundamental, para tanto, que tenhamos uma Justiça organizada e presente". Ainda segundo o presidente nacional da OAB, uma Justiça melhor organizada não é positiva apenas para a advocacia, mas sobretudo para o jurisdicionado. Ophir lembrou que há uma demanda reprimida principalmente nos Estados das regiões Norte e Nordeste. "A Justiça não está presente da forma que deveria e isso atenta contra os direitos do cidadão. Com novos TRFs instalados nesses locais, a Justiça estará muito mais próxima da sociedade". Também participaram da reunião, no gabinete de Temer, uma série de juízes federais que também apoiam a PEC.

Fonte: Conselho Federal