Presidente da Comissão de Assuntos Culturais participa de fórum nacional em Brasília

O presidente da Comissão de Assuntos Culturais da OAB Paraná, Luiz Gustavo Vardânega Vidal, foi um dos representantes paranaenses do setor de artes visuais no Fórum Nacional de Cultura, realizado de 13 a 15 de dezembro, em Brasília. O evento teve abertura da Ministra da Cultura Marta Suplicy e participação de João Roberto Peixe, secretário de Articulação Institucional do MinC e de Antonio Grassi, presidente da Funarte. Os Fóruns Setoriais de Cultura têm como objetivo a renovação do Conselho Nacional de Política Cultural – CNPC que reúne um representante de cada Colegiado Setorial, entre eles: arte digital, arquitetura e urbanismo, design, artesanato, patrimônio material, patrimônio imaterial, culturas afro-brasileiras e arquivos, artes visuais, circo, culturas populares, culturas indígenas, dança, moda, música, teatro e livro, leitura e literatura.

Do Paraná, três pessoas representaram o setor de artes visuais: Sabine Feres Stanisca Koprik (Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná), Luiz Gustavo Vardânega Vidal Pinto (Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná e Comissão de Assuntos Culturais da OAB/PR) e Denise Bandeira. Destes, todos foram eleitos membros titulares do novo Colegiado Setorial de Artes Visuais – CSAV. Por uma questão de nomenclatura fixada pelo CNPC, Sabine Feres foi eleita pelo segmento Artístico, Luiz Gustavo Vidal pelo segmento da Produção e Denise Bandeira foi eleita pela região.

Os titulares do Colegiado elegeram como titular de Artes Visuais do CNPC Davy Alexandrisky e Miguel Chikaoka como suplente. Aos 30 eleitos do Colegiados Setoriais (15 titulares e 15 suplentes) foram atribuídas uma série de funções, como discutir as políticas para cada setor, debater, analisar, acompanhar e fornecer subsídios ao plenário do Conselho para definição de políticas, diretrizes e estratégias dos respectivos setores culturais.
A relação dos eleitos sairá no Diário Oficial da União-DOU com o período do mandato de 2 anos, a partir de 2013. “O Colegiado Setorial de Artes Visuais, antiga Câmara Setorial de Artes Visuais, que tem sua trajetória iniciada em 2003, tem como objetivo propor a formulação de políticas públicas para o desenvolvimento e o fomento das artes visuais em todo o território nacional, mas enfatizando as peculiaridades e necessidades de cada segmento, bem com de cada região do país”, declarou Luiz Gustavo Vidal.