Presidente da OAB Paraná abre primeira sessão na nova sala do Conselho Pleno

A   presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, abriu nesta quinta-feira (25) a primeira sessão realizada na nova sala do Conselho Pleno da OAB Paraná. Estiveram presentes todos os integrantes da diretoria, o vice-presidente, Fernando Deneka, o secretário-geral, Henrique Gaede, a secretária-geral adjunta, Roberta Santiago, o diretor-tesoureiro, Luiz Fernando Pereira, a diretora de Prerrogativa, Marion Bach e a diretora da jovem advocacia, Fernanda Valério.

Também participaram da sessão o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná, Fabiano Baracat, e diretores da CAA-PR, que receberam uma homenagem e o agradecimento por ceder o Edifício Maringá como sede da diretoria da Ordem durante as obras de reforma; o presidente do Instituto dos Advogados do Paraná, Guilherme Luchesi, e o ex-presidente e membro honorário vitalício Alfredo de Assis Gonçalves Neto.

Reforma inclusiva

A estrutura da sede foi remodelada para trazer mais acessibilidade e comportar de maneira adequada o quórum do conselho, que passou de 87 para 108 conselheiros. Também foram feitas melhorias estruturais necessárias, como correção de infiltrações, manutenção de instalações elétricas e hidráulicas e melhorias no cabeamento de internet para possibilitar mais qualidade e estabilidade das conexões.

“Esperamos que a advocacia se sinta acolhida e representada em toda a sua dignidade nesse espaço”, disse a presidente da seccional. “Desde o início da gestão tínhamos a necessidade de ampliação do ambiente do Conselho Pleno, que ganhou 21 novos integrantes”, acrescentou Marilena.

“Temos agora uma sede ainda mais à altura da advocacia paranaense, uma estrutura belíssima e um espaço para concretizar nossos objetivos”, acrescentou o vice-presidente, Fernando Deneka.

O secretário-geral da OAB Paraná, Henrique Gaede, também destacou que “essa reforma na sede já era necessária em um aspecto inclusivo”. Além de contemplar o espaço adequado para os conselheiros, as modificações na sede melhoram a acessibilidade, inclusive no auditório, que teve melhorias tanto na entrada quanto no espaço para que cadeirantes possam se acomodar durante os eventos.

“Essa obra foi um desafio, mas conseguimos concluir com êxito”, disse o diretor-tesoureiro, Luiz Fernando Pereira. Ele ainda comemorou a inovação em diversas regiões do estado: “Vamos conseguir entregar 154 novas salas automatizadas. Com mais 60 da gestão anterior, são 214 espaços novos para os advogados terem à disposição. A maioria com estrutura para realizar audiências virtuais”, comemorou.

Padrão de qualidade

A presidente da seccional destacou que, em todas as obras, tanto da seccional quanto das subseções, a OAB Paraná adota um padrão construtivo de excelência. Marilena enfatizou os investimentos foram feitos no interior nos últimos dez anos, explicando que do total de recursos empregados em reformas e construções, 95% foram para as subseções, enquanto 5% ficaram com a sede da OAB em Curitiba.

Neste primeiro semestre de 2023, 62% dos investimentos em obras ficaram com o interior e 38% com a capital, e ainda muitas obras ainda terão início neste e no próximo ano, como as novas sedes de Pato Branco, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Campo Largo, Prudentópolis e Laranjeiras do Sul. Uma das novidades é também a sala de coworking que está sendo montada em Maringá.

Nova era

Ao comentar sobre a reforma da sede da seccional, Marilena destacou que a obra traduz a nova era da OAB, com um conselho ampliado, paritário, que acolheu as cotas para mulheres e negros, num momento em que se comemora os 90 anos da OAB Paraná, e os 45 anos da emblemática 7º Conferência Nacional da Advocacia, de 1978.

“A acessibilidade foi uma tônica dessa obra”, disse Marilena. Um dos grandes desafios era melhorar o acesso para pessoas com deficiência, o que foi solucionado com a construção de uma rampa entre o hall e o palco. Com isso foi criado ali também um espaço privativo para convidados e local para cadeirantes em acordo com as normas técnicas.

Além da adequação dos espaços, a Escola Superior de Advocacia passa a ter um estúdio de gravação próprio, profissional, com as melhores tecnologias, equipamentos e estrutura para gravação e transmissão de aulas. “É a nossa menina dos olhos. É um espaço supermoderno. Acredito que seja o único estúdio de seccionais do Brasil com essa qualidade nos equipamentos”, afirmou a presidente.  O estúdio servirá a outras atividades da seccional, para gravação de vídeos, entrevistas e podcasts.

Espaço moderno

A sala do Conselho Pleno, a Sala da Democracia, além de mais ampla para abrigar maior número de conselheiros, também se modernizou com espaço para a equipe de apoio, uma antessala e café, novas bancadas, mesa diretiva com mais lugares conforme a nova composição da diretoria, novo sistema de áudio e vídeo, nova rede de internet com fibra ótica.

Considerando o grande número de participantes das comissões – aproximadamente 6 mil advogados – o Setor de Comissões também foi reformulado e ganhou dois miniauditórios. Muitos outros setores da seccional foram beneficiados com melhores ambientes de trabalho, como a ouvidoria, a procuradoria, a gerência jurídica, a comunicação e o gabinete da diretoria, que agora concentra as salas de todos os diretores no segundo andar. O gabinete passou a contar também com uma sala de reunião principal e outras duas salas de trabalho.

Orgulho

As novidades foram destacadas pelos conselheiros. “Sinto renovado o meu sentimento de orgulho pela advocacia e pela OAB. Cumprimento a diretoria por essa acertada decisão que vai ao encontro do interesse de toda a advocacia”, declarou o conselheiro Mauro Bordin.

“Estamos maravilhados. Havia uma necessidade urgente de reformas. Foi uma obra necessária, útil e bastante produtiva para todos nós”, destacou o conselheiro Emerson Fukushima.