Presidente da OAB Paraná integra grupo de trabalho criado pela OAB Nacional para coibir práticas de agressão a advogados

A presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, integra grupo de trabalho criado pela OAB Nacional para coibir práticas de agressão a advogados.  Entre as atribuições do grupo estão a identificação dos responsáveis, bem como sua responsabilização  nas esferas cível, criminal e administrativa. A portaria foi publicada na noite de quinta-feira (12/1). Leia o documento aqui.

O grupo de trabalho será coordenado pelo presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, e será composto pela diretoria do CFOAB,   conselheiros federais e presidentes de seccionais. Todo o apoio administrativo será realizado pela Procuradoria Nacional de Defesa das Prerrogativas. A criação deste grupo não impede que todas as seccionais criem seus grupos próprios.

“O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil considera inaceitáveis agressões físicas ou verbais contra quaisquer advogadas ou advogados em decorrência de sua atuação profissional, como vêm ocorrendo frequente e sistematicamente no país. (…) O Estado Democrático de Direito pressupõe que todas as pessoas devem ter acesso a uma defesa qualificada, independentemente das acusações ou mesmo de culpa que recaem sobre elas. Assim, a OAB atuou de forma veemente em favor dos colegas que sofreram diversas tentativas de abuso, no passado, por parte de operações e também em favor dos profissionais que, neste momento, representam clientes investigados pelo STF”, afirmou Simonetti, em desagravo publicado na quarta-feira (11/1).

Fonte: Conselho Federal da OAB